A trajetória dos restaurantes sobre rodas

Por Granja Marileusa

11 maio 2016 - 17:06 | Atualizado em 02 julho 2018 - 16:40


Março de 2016. Com 16 votos favoráveis, Câmara Municipal de Uberlândia aprova regularização dos food trucks, tirando a informalidade do serviço. A cada veículo, a comida de rua começava a ganhar o paladar das pessoas na cidade. Mas você sabe como surgiram esses restaurantes sobre rodas?

Os primeiros food trucks vieram dos Estados Unidos durante o século XIX, com sanduíches, tortas e cafés que eram distribuídos em carroças coloridas e chamativas. Os norte-americanos Walter Scott e Thomas Buckley foram alguns dos pioneiros. Mas o serviço tomou novas proporções após a crise econômica de 2008. Diante da baixa procura pelos restaurantes tradicionais, algumas pessoas tiveram a ideia de investir pouco combinando comida boa e barata pelas ruas, onde ainda podiam mudar de lugar de acordo com a demanda.

Nessa história de buscar alternativas e se virar com os negócios, os food trucks se tornaram febre, integrando a paisagem urbana e roteiros turísticos. Apenas em São Paulo, 24% dos empreendedores faturam mais de R$ 20 mil por mês de acordo com o Guia Food Trucks nas Ruas. Em Uberlândia, o número de veículos já passa dos 30.

Ampliando mais um capítulo dessa história, nesta quinta-feira, 12, o Granja Marileusa recebe mais uma edição do Encontro de Food Trucks e a Feira Orgânica. É a gastronomia mais saudável e sustentável com o melhor da comida de rua de Uberlândia, fazendo do Espaço de Convívio uma verdadeira praça de alimentação a céu aberto. O evento acontece a partir das 17 horas, na avenida Floriano Peixoto, 5505. 


Confira as fotos do último evento:

[gallery_id=”214″]