Guia do consumidor consciente

Por Granja Marileusa

26 outubro 2015 - 15:50 | Atualizado em 02 julho 2018 - 16:40


Seja em casa, no trabalho ou nas ruas, qualquer pessoa pode ser um consumidor mais consciente e ter atitudes que contribuam para um mundo melhor para as próximas gerações. E embora todo dia seja dia de fazer escolhas conscientes, desde 2008 comemora-se o Dia Nacional do Consumo Consciente, em 15
de outubro.

Mas, um dia é muito pouco para falar de um tema tão importante. Por isso, o Granja Marileusa resolveu dar a sua contribuição, lançando o “Mês do Consumo Consciente”. Trata-se de uma campanha de comunicação online (com/granjamarileusa), que além de promover um sorteio gratuito, divulga orientações simples referentes às boas práticas de consumo em diversos segmentos.

“Ter consciência de que nossas ações causam impactos ( positivos) é importante para que escolhamos um estilo de vida com impactos mais sustentáveis em todos os aspectos. Acreditamos que o consumo consciente é uma questão de hábito”, explica a Analista de Marketing do Granja Marileusa, Cristiane Guimarães Diniz.

Durante todo o mês de outubro, foram divulgadas na página do bairro no facebook, diversas dicas do Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha em prol do consumo consciente. Aqui no site selecionamos algumas delas. Confira:


6 DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

Feche a torneira – Se todos fechassem a torneira enquanto escovam os dentes, em um mês seria economizada uma quantidade equivalente ao volume de água que passa por um dia e meio nas Cataratas do Iguaçu (.

Atenção ao lavar a louça – Use bacias ou a própria pia tampada para lavar a louça. A cada 15 minutos com a torneira aberta, gastam-se 240 litros de água.

Economize no banho – Em 10 minutos, são gastos em média 160 litros de água. Além disso, o chuveiro pode representar até 35% da conta de energia.

Óleo no lugar certo – Informe-se com a prefeitura sobre os locais de coleta de óleo de cozinha usado. Quando despejado no ralo, cada litro pode contaminar até 25 mil litros de água. 

Desligue a TV – Televisores mais modernos gastam menos energia. Mesmo assim, a televisão ainda representa 6% da conta de energia. Nunca deixe o aparelho ligado quando ninguém estiver assistindo.  

Substitua a mangueira –Limpe a calçada com vassoura, ou utilize um balde com água. As mangueiras são capazes de gastar mais de 500 litros de água em meia hora.