Um olhar sobre o topo do meio imobiliário

Por Granja Marileusa

14 dezembro 2015 - 17:59 | Atualizado em 02 julho 2018 - 16:40


Dos prédios carregados de história aos modernos arranha-céus à beira mar. Da euforia dos grandes centros à tranquilidade das casas de campo. Lugares que sofreram grandes quedas com a crise econômica mundial de 2008, voltam a se encontrar no topo do mercado imobiliário. Saiba quais são eles e como se deu essa recuperação.


IRLANDA

Considerado um dos locais mais afetados pela crise, a Irlanda representa uma das maiores reviravoltas imobiliárias dos últimos tempos. Depois de entrar em recessão e ver os preços dos imóveis caírem até 50% no final da primeira década de 2000, o país apostou em benefícios fiscais convidativos, superou a especulação e saltou no âmbito da construção civil. De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria britânica, Global Property Guide, o país abriga atualmente o melhor mercado imobiliário do mundo, com alta de 16,5% nos preços até o fim de 2014.

DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Apesar de levar a alcunha de paraíso fiscal, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também se destacou pelo processo de recuperação desde a crise, quando os valores dos imóveis perderam praticamente metade do valor. Com uma regulamentação mais rígida sobre os impostos e aumento do preço das transações, o governo retomou o ritmo frenético de investidores. De acordo com a empresa de auditoria e consultoria Deloitte, os valores médios dos imóveis caíram
de 1% a 5% em 2015. Mesmo assim, a cidade permanece entre os melhores mercados imobiliários do mundo.

ESTÔNIA

Atingida em cheio pela crise mundial, a Estônia vive um momento distinto de tempos anteriores. Mesmo mantendo a característica histórica das casas e prédios, o país se recuperou gradativamente no mercado imobiliário, alcançando um aumento de 12,6% nos preços em 2014. Além disso, de acordo com uma pesquisa do jornal Postimees, o crescimento da demanda por habitação local foi provocado pela chamada geração da Revolução Cantada, de jovens que nasceram após a independência do país da União Soviética.

De principais afetados pela crise mundial anos atrás, Irlanda, Estônia e Dubai, nos Emirados Árabes, trazem a receita de como se recuperar economicamente, fazendo do mercado imobiliário um dos principais ingredientes no processo de transformação.   

Confira imagens de Dubai, Estônia e Irlanda

[gallery_id=”190″]