Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Nova estação: garantia do tratamento de esgoto no Granja Marileusa

Granja Marileusa

Foto do local onde será construída a nova estação elevatória para o tratamento de esgoto no Granja Marileusa.

A região leste de Uberlândia é uma das que mais cresce na cidade, com mais de 130 mil habitantes e vários novos empreendimentos comerciais e residenciais em construção. Por isso, irá ganhar uma nova estação elevatória, para garantir o tratamento de esgoto no Granja Marileusa e nos outros 17 bairros da região nos próximos anos.

Abaixo, conheça mais detalhes sobre as obras, que já tiveram início nas proximidades do bairro.

Obras da nova estação elevatória

A nova estação elevatória de esgoto começou a ser construída em julho, no bairro Aclimação, próximo ao Granja Marileusa. A obra está sendo realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Assim, a previsão é de que entre em operação já no primeiro trimestre de 2021.

Uma estação elevatória tem como função receber o esgoto que vem das casas e bombear para uma estação de tratamento. No total, são 56 estações em toda a cidade de Uberlândia. A unidade em construção no bairro Aclimação será a maior da cidade em área construída. Dessa forma, terá capacidade de atendimento de 163 mil habitantes, com possibilidade de ampliação para até 375 mil habitantes.

Assim, esta unidade compreenderá o tratamento preliminar com sistema de gradeamento, poço de sucção composto por quatro bombas submersas e reservatório hidropneumático, além de subestação de energia, sala elétrica, sala de geradores e pátio de manobras.

Hoje, o bairro Aclimação já possui uma estação de tratamento de esgoto (ETE Aclimação). No entanto, ela está em funcionamento há quase 30 anos e já atingiu sua capacidade total de operação. Assim, com a construção da elevatória, a estação de tratamento será desativada.

Abaixo, assista ao vídeo sobre a nova estação elevatória, que vai garantir o tratamento de esgoto no Granja Marileusa:

Estação irá garantir tratamento de esgoto no Granja Marileusa

A nova estação irá receber o esgoto doméstico da região leste da cidade. Em seguida, fará o bombeamento para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, onde acontece o tratamento.

Ainda, a tubulação que vai ligar a elevatória à estação de tratamento terá quase 13 km. No entanto, as obras de ligamento serão realizadas por meio de doação. Os recursos são de um grupo de empreendedores imobiliários dos bairros Alto Umuarama, Aclimação, Terra Nova, Paradiso, Alphaville e Granja Marileusa.

As obras irão trazer muitos benefícios para o bairro. Além da garantia do tratamento de esgoto no Granja Marileusa para os próximos anos, o problema do mau cheiro que chegava nas proximidades do bairro irá ser resolvido.

Para Edina Gouveia, Gerente de Operações do Granja Marileusa, “com as obras do DMAE, em conjunto com empreendedores, a região leste será beneficiada com uma melhor qualidade no tratamento de esgoto. Isto irá revigorar as condições ambientais das nossas áreas de preservação ambiental, enriquecendo o ecossistema no qual vivemos”.

Portanto, as obras irão garantir tratamento de esgoto para os atuais e futuros empreendimentos no bairro. Clique aqui para conhecer os empreendimentos que estão em construção no Granja Marileusa!