Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Business Agility: sua empresa gerando resultados de forma ágil

Granja Marileusa

O mercado é regido pela volatilidade. Por isso, cada vez mais, as empresas estão buscando novas metodologias para terem seus resultados e processos continua e rapidamente melhorados. Assim, ser ágil no cenário atual é importante para que as organizações respondam rapidamente às mudanças no ambiente interno e externo.

Adaptabilidade, flexibilidade e equilíbrio são três qualidades essenciais para as empresas que buscam implementar em seus negócios o business agility.

Business agility é importante para as empresas que trabalham em ritmo acelerado, como as de tecnologia, por exemplo. As empresas que não inovam e confiam em métodos “comprovados” de fazer as coisas, muitas vezes se encontram atrás da concorrência. Isto porque não conseguem se adaptar com rapidez suficiente a mudanças no ambiente. Por isso, inovar é a chave do negócio.

O Business Agility

Business agility é a capacidade de uma organização perceber mudanças internamente ou externamente e respondê-las adequadamente para agregar valor a seus clientes. Assim, não trata-se de uma metodologia específica ou de um framework de trabalho.

Dessa forma, o business agility é uma descrição de como uma organização opera ao incorporar um tipo específico de mentalidade de crescimento. Portanto, é muito semelhante à mentalidade ágil, frequentemente aplicada por empresas que trabalham com o desenvolvimento de software por meio de metodologias ágeis.

Em um ambiente de constantes e rápidas mudanças, tornou-se importante que as empresas mantenham o foco em oferecer aos clientes o que eles querem e precisam. Por isso, a agilidade de execução torna a velocidade e desempenho em vantagens competitivas.

O aumento da velocidade do ciclo de inovação pode afetar significativamente sua lucratividade. Isto porque a velocidade ajuda a gerar receita com valor incremental e leva a sua empresa à receita mais rapidamente. Paulo Ossamu, líder de Technology Consulting da Accenture América Latina, explica como é possível aplicar a metodologia ágil às organizações.

Diferente de empresas como Nubank, Spotify e Resultados Digitais, que nasceram como empresas ágeis, aquelas nascidas na era não-digital possuem gargalos que acabam impactando na agilidade e no tempo de desenvolvimento da empresa. Por isso, listamos alguns dos principais pontos que devem ser aplicados para a mudança de mindset organizacional.

Reconheça o problema e defina um foco

Reconhecer os problemas e definir os alvos é o ponto de partida para implementar o business agility. Aplique o PDCA — Plan, Do, Check, Act — para atuar nos pontos de melhoria. Lembre-se, o objetivo é “facilitar a vida da empresa” para otimizar os resultados.

Atente-se à cultura organizacional

Os valores e crenças de qualquer empresa podem ser os fatores mais críticos nesta mudança de mindset. Burocracias, dificuldades de acesso à informação e processos desatualizados precisam ser redefinidos. É fundamental modificar a maneira de pensar para tornar sua empresa ágil.

Cuidado com os processos engessados

Empresas com maior tempo de mercado têm sua atenção voltada a entrega do produto final. Ou seja, o resultado completo do que será entregue ao consumidor. Porém, esta não é uma maneira ágil de trabalho. O business agility quebra a entrega principal em pequenas entregas, construindo um progresso constante, rico em aprendizados e que se concretizará em um produto com real valor para o consumidor.

Não comemore uma vez por ano

Assim como a entrega de um produto deve ser quebrada em pequenas etapas, ter objetivos pequenos e que visam um progresso constante fundamentam o business agility. Empresas ágeis dividem o ano em quarters, com resultados-chave para alcançar um determinado objetivo. Dessa forma, a empresa tem clareza de quais próximos passos deverão ser dados para conquistar seu objetivo final.

Se você deseja que sua empresa mantenha-se constantemente atualizada e melhorando continuamente seus resultados, confira nosso blog e descubra como trilhar o caminho do sucesso.