Por que os bairros planejados sustentáveis são o futuro

Por Granja Marileusa

22 abril 2021 - 16:14


imagem com casas que representam uma solução de bairros planejados sustentáveis

 

Em tempos nos quais o mundo busca mais sustentabilidade, os bairros planejados sustentáveis aparecem não apenas como uma tendência, mas principalmente como o futuro das cidades que desejam crescer e se desenvolver de forma mais saudável e, dessa forma, resolver grandes e antigos problemas urbanos.

 

 

Afinal, já não há mais espaço para o crescimento desordenado que, por muitos anos, pode ser visto em uma série de cidades do Brasil e do mundo. Agora, é fundamental que pessoas e empresas tenham mais consciência sobre a região em que vivem e possam se relacionar de maneiras sustentáveis com ela. 

Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário voltado a bairros sustentáveis planejados também é uma boa oportunidade para investimentos, assim como traz uma série de benefícios aos moradores.

Vamos falar mais aqui sobre bairros planejados sustentáveis e trazer um pouco desse mercado, além de mostrar alguns dos benefícios de se investir e também morar em um bairro planejado. Saiba mais!

 

O mercado de bairros planejados sustentáveis

O mercado imobiliário, apesar dos impactos da pandemia na economia mundial, fechou o ano passado com alta de 9,8% nas vendas, em comparação com 2019. Os dados, divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indicam ainda que, no quarto trimestre do ano passado, as vendas aumentaram 6,7% ante o mesmo intervalo de 2019. Isso foi um  recorde desde 2016, quando a pesquisa começou. 

Ou seja: o mercado imobiliário, de forma geral, está em franca recuperação. E quando olhamos apenas para empreendimentos de bairros planejados sustentáveis, vemos que o setor também tem recebido grandes investimentos. Cada vez mais bairros planejados são criados e recebem investimentos bilionários.

Isso acontece porque esses locais contam com uma série de benefícios para moradores, construtoras e empresas. E principalmente: eles são um dos símbolos de um futuro cada vez mais próximo, no qual o bairro em que moramos tem um papel mais do que especial em nossas vidas.

 

O futuro são os bairros planejados sustentáveis

Cada vez mais estamos em busca de uma vida mais sustentável, segura e com qualidade de vida. Porém, também queremos aproveitar todos os benefícios que a vida moderna nos traz quando pensamos em opções de lazer e infraestrutura. Como mesclar o melhor dos dois mundos? Para ajudar a resolver essa questão, os bairros planejados sustentáveis têm se popularizado. 

Além disso, com a pandemia e a aceleração do home office, muita gente percebeu que pode morar e trabalhar de qualquer lugar. Então por que não ir para um local que tenha toda a infraestrutura que um bairro precisa, mas que preserva a qualidade de vida e ainda por cima é sustentável?

Vale lembrar também que os bairros planejados sustentáveis ainda possuem características que vão de encontro à Agenda 2030, que é o compromisso mundial para o desenvolvimento sustentável. Nesse documento, foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre os quais estão Saúde e Bem-Estar, Energia Limpa e Acessível, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.

Tudo isso é encontrado em um bairro planejado sustentável Veja os benefícios.

 

Benefícios de investir em um bairro planejado

 Mais sustentabilidade

Bairros planejados sustentáveis não recebem esse nome à toa. Afinal, eles contam com áreas arborizadas que contribuem muito para a preservação do meio ambiente. Porém, a sustentabilidade vai muito além disso: muitos bairros são criados para favorecer o deslocamento de pessoas de forma ecologicamente correta, como ao caminhar ou por bicicletas, o que reduz as emissões de carbono emitidas por carros. 

Infraestrutura de qualidade

Os bairros planejados são criados do zero e a partir de muito planejamento e de projetos feitos por especialistas em arquitetura, urbanismo, engenharia e muitos outros. Por isso, é tudo pensado para que a infraestrutura seja de extrema qualidade e proporcione a quem mora ou trabalha no bairro tudo o que precisa.

Mais bem-estar

Imagine morar em um bairro com centros comerciais, espaços de lazer, lojas, supermercados, bares, farmácias, academias e muito mais? Com tudo perto de casa ou do trabalho, o bem-estar é garantido: você não perde tempo no trânsito e tem tudo próximo, o que aumenta a qualidade de vida de quem está num bairro planejado sustentável.

Boas oportunidades para empresas

Os bairros planejados também são ótimos locais para empresas estarem. Afinal, você já poderá contar com a própria clientela do bairro, seja dos próprios moradores, seja dos colaboradores das empresas que estão no bairro.

Boas oportunidades para investimento

As empresas também podem aproveitar os bairros planejados sustentáveis para investir em salas comerciais, locações, realização de eventos, construções e muito mais. Afinal, esses bairros contam com espaços amplos que são perfeitos para quem deseja investir ou diversificar investimentos no mercado imobiliário.

O Granja Marileusa é um bairro planejado em Uberlândia-MG que conta com um projeto urbanístico ideal para quem deseja morar, viver e trabalhar em uma região com infraestrutura completa, sustentabilidade e bem-estar. 

Por isso, agora que você sabe mais sobre bairros planejados sustentáveis, veja motivos para você investir no Granja Marileusa, o bairro planejado com uma das melhores infraestruturas de Uberlândia!