Entenda o conceito de desenho universal

Por Granja Marileusa

01 abril 2016 - 17:55 | Atualizado em 02 julho 2018 - 16:40


Há seis anos, um levantamento do IBGE (rasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que mais de 45 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de deficiência. Para mudar essa situação, diversas ações foram pensadas para promover a acessibilidade e a inclusão social, muitas delas seguindo os princípios do desenho universal. Mas você sabe como esse conceito funciona na prática?

No Granja Marileusa, o desenho universal começa no próprio planejamento do bairro, com ambientes que dialogam com a proposta de oferecer uma melhor convivência e qualidade de vida para todos. Além de ruas, calçadas e ponto de ônibus, o conceito também está presente nos projetos dos centros de serviços compartilhados – CSC Algar, Edifício Multiuso CSC Cargill e Algar e no prédio Santa Fé Corporate – como explica a arquiteta e urbanista responsável, Camila Marie. 

“São construções de caráter privado, mas de uso coletivo. Ambientes inclusivos, onde os acessos são amplos, rampas e escadas sem obstáculos, elevadores, instalações sanitárias, bebedouros, vestiários, vão de passagem, e seleção dos materiais com diferentes cores e texturas para uma melhor qualidade visual. Tudo baseado na norma e aprovado pelo Núcleo Municipal de Acessibilidade”, afirmou.

Saiba mais sobre a acessibilidade e a inclusão social no meio urbano, no programa Urbanidades

1º Fórum Instituto Integrar

Para fortalecer ainda mais a inclusão social, Uberlândia sedia na próxima terça-feira, 5, o primeiro Fórum Instituto Integrar, cujo objetivo é contribuir para a aproximação da mídia e o esporte paralímpico. O evento contará com as palestras dos jornalistas Renato Peters, especialista em coberturas paralímpicas, e Flávia Cintra, que destacará o conceito, terminologia e abordagem do jornalismo para a pessoa com deficiência. Para participar, basta 2 litros de leite, que podem ser trocados por ingresso em qualquer supermercado D’ville. O evento acontece no Center Convention, das 20h às 22h30.

Granja Marileusa Desenvolvedora