Já pensou em ir de bicicleta?

Por Granja Marileusa

09 novembro 2015 - 17:53 | Atualizado em 02 julho 2018 - 16:40


Existem lugares onde andar de bicicleta é muito mais que lazer no final do dia ou fins de semana. Nestes locais, a ideia de um transporte mais saudável para as pessoas e sustentável para o meio ambiente é favorecida pelas modernas infraestruturas, criadas para garantir mais praticidade e segurança aos ciclistas. 

Uma pesquisa da empresa de consultoria, Copenhagenize Design Company, apontou as cinco melhores cidades do mundo para pedalar. Saiba quais são elas: 

1º Copenhage,  Dinamarca:

Copenhage é considerada a melhor cidade para andar de
bicicleta em todo o mundo. A cidade foi construída para os ciclistas e possui
mais de 350 km de ciclovia, realmente seguras para essa prática. Cerca de 50%
dos habitantes da cidade utilizam a bicicleta para se locomoverem para todos os
lugares, por isso é comum se deparar com mulheres de vestido, salto alto ou homens de terno, por exemplo. Em Copenhage, ainda há mais bicicletas que habitantes. 


2º Amsterdã, Holanda:

A cidade de Amsterdã ocupa o segundo lugar na lista, superada apenas nos quesitos de modernização, inovação e infraestrutura para os ciclistas. Na capital holandesa, 50% dos deslocamentos são feitos de bicicletas, em seus mais de 400 km de ciclovias. A cidade ainda é considerada a capital das bicicletas, com a maior taxa de ciclistas por habitantes no mundo, chegando a 73 veículos para cada 100 moradores.

 

3º Utrecht, Holanda:

Ainda na Holanda, a cidade de Utrecht se destaca pela construção do maior bicicletário do mundo, com capacidade para 12.500 bicicletas. Na cidade, circulam diariamente 100 mil pessoas que vão ao centro de bicicleta, o que torna a demanda de estacionamentos cada vez maior.   

4º Estrasburgo, França:

Andar de bicicleta em Estrasburgo é voltar no tempo e conhecer um pouco de uma das cidades de maior história na França. Fundada em 1262, a cidade comporta mais de 500 km de ciclovias, e ainda conta com um sistema de compartilhamento que oferece aluguel de bicicletas a curto e longo prazo. 

5º Eindhoven, Holanda:

Diferentemente de outras cidades da Holanda, Eindhoven se destaca pela ampla infraestrutura pensada nas bicicletas, com uma rotatória suspensa exclusiva para os ciclistas. A estrutura, que foi construída acima da pista para os carros, é conhecida como Hovenring, e chama atenção de todos que passam pelo local. A cidade ainda conta com uma ciclovia especial para andar de bike à noite, com luzes de LED inspiradas no famoso quadro “A Noite Estrelada”, do pintor Vincent Van Gogh.