Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Networking: como ele pode favorecer a sua empresa de tecnologia?

Granja Marileusa

Ter e manter uma rede de contatos é um ponto fator importante para o sucesso de empresas e profissionais. Isso porque, por meio desta rede é possível fortalecer amizades, facilitar relações comerciais além de viabilizar a troca informações e experiências. Por isso, neste post, vamos te mostrar o que é o networking e como fazê-lo eficientemente.

O que é networking?

Networking é um termo inglês — “net” significa rede e “work” trabalho — que significa uma rede de relacionamentos ou contatos com o objetivo de troca de informações e conhecimentos.

Quando um networking é rico e estrategicamente nutrido, pode aumentar as oportunidades de sucesso de empresas e profissionais. Isso porque, por meio do apoio e da convivência com pessoas com propósitos e objetivos semelhantes, torna-se mais fácil desenvolver e melhorar projetos, fazer contatos e inovar.

Você já deve ter ouvido falar da teoria descrita no The small world problem. Ela relata que são necessários seis conexões, no máximo, para que duas pessoas quaisquer no mundo se conectem. Faça um teste, busque no LinkedIn por algum profissional que admira e veja o que acontece!

Qual a importância do networking para o profissional?

Estar em contato com pessoas inspiradoras é uma excelente oportunidade de desenvolver e aprimorar ideias, além de aprimorar seu potencial criativo. Ou seja, manter-se conectado gera oportunidades de crescimento e possibilita a aquisição de novos conhecimentos para alcançar os objetivos traçados para sua carreira.

Mas é importante ressaltar que o networking para profissionais está baseado na troca de experiências, informações e conhecimento. Nunca deve ser uma relação na qual só você ganha.

Por isso, estar inserido em ambientes que cultivem este mindset é fundamental para os profissionais que desejam se desenvolver em suas carreiras. Participar de fóruns, meetups e happy hours, além de estar presente em locais onde agentes de inovação e acadêmicos estão, como, por exemplo, os Distritos de Inovação são um diferencial.

Qual a importância do networking para as empresas?

Para as empresas que estão começando a empreender, ter um networking é o primeiro a ser dado. Buscar parcerias de empresas que tenham a mesma visão auxilia na estruturação do que a empresa vai oferecer ao mercado.

Essa estrutura é o diferencial das relações comerciais. Nas relações comerciais é a partir das ideias que as empresas se relacionam, porque elas levam para o objetivo comum, o resultado.

Por isso, é necessário estar próximo a outras empresas. Ambientes como Distritos de Inovação, são os locais onde as principais empresas de tecnologia e inovação se concentram. O principal motivador é a facilidade que estas localizações fornecem. Além de reunirem empresas que buscam constantemente a troca de informações e conexões produtivas, são ambientes que fornecem a infraestrutura de trabalho, convivência, e habitação.

Ou seja, pessoas e empresas de alto valor estarão concentradas em um mesmo local!

Porque as empresas de tecnologia devem aumentar sua rede de contatos?

Para os empreendedores, o networking é fundamental para o crescimento de suas empresas. Cultivando conexões genuínas, a sua rede de contatos será ampliada à medida que seu negócio gera bons impactos e torna-se referência. Por isso, que as empresas de tecnologia devem aumentar sua rede de contatos.

Expandindo seu capital social, sua empresa se tornará mais valiosa, formando relacionamentos sólidos, estabelecendo parcerias para projetos e enriquecendo uma rede de oportunidades que podem ser usufruídas futuramente.

Para que seu networking seja mais fácil, vamos deixar algumas dicas que você e sua empresa podem colocar em prática, para ser visto e lembrado:

  • Mantenha-se presente. Tenha em suas redes sociais conteúdos relevantes para que você e sua empresa sejam vistos como referência;
  • Participe de eventos de empreendedorismo, inovação e tecnologia. Cartões são bem vindos, mas dedique-se também a conversar e mostrar o valor da sua ideia. Dessa maneira você encontrará outras pessoas com objetivos em comum;
networking

1º StatrtUp Beer, evento de inovação e empreendedorismo realizado no Espaço Eureka, do Granja Marileusa.

  • Estabeleça sua empresa no local onde a inovação, tecnologia e infraestrutura são o diferencial. Distritos de inovação são excelentes opções para sua empresa estar;
  • Localize-se próximo a instituições de ensino. A academia é uma das maiores fontes de inovação, por isso não deixe de fazer networking com universitários;
Networking

Alunos na Uniube Campus Granja Marileusa

  • Conviva com seus colaboradores. Networking não é somente para fora da empresa. As pessoas que te acompanham diariamente podem trazer conexões ricas para a sua empresa. Nunca dispense um happy hour depois de um dia intenso de trabalho.
networking

Happy Hour no Granja na Rua, evento realizado todo mês no Granja Marileusa.

Fazer um networking e ter uma rede de contatos realmente aderente aos seus objetivos profissionais e empresariais é indispensável para as pessoas e empresas que desejam se destacar no mercado. Por isso, mantenha-se focado em estar no lugar certo para criar conexões que proporcionam o benefício mútuo.

Interessado em aumentar sua rede de contatos? Basta estar no lugar certo! Conheça o Granja Marileusa, o lugar ideal para quem quer construir uma empresa com todo o conforto, infraestrutura e acessibilidade.