Networking: como ele pode favorecer a sua empresa de tecnologia?
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Por Granja Marileusa
05 novembro 2019 - 16:27 | Atualizado em 07 novembro 2019 - 12:06
Se você possui ou gerencia uma empresa, precisa gastar tempo pensando na sua cultura organizacional. A cultura de uma empresa é sua “personalidade”. Assim, ela transmite quais são as crenças, marca e desejos, além de abranger uma gama de diferentes elementos e aspectos. Sua cultura pode incluir seu ambiente de trabalho, sua ética e sua missão e objetivos de longo prazo. A cultura da sua empresa será refletida não apenas nos clientes e produtos da empresa, mas também em seus funcionários.
Quando questionado, em termos simples, a resposta da sua empresa sobre o que é cultura organizacional pode ser “a maneira como as coisas são feitas por aqui”!
A cultura organizacional engloba expectativas, experiências e a filosofia da organização. Da mesma forma, engloba valores que orientam o comportamento dos colaboradores. É expressa nas atitudes da equipe em seu trabalho interno, interações com o mercado e com as expectativas futuras. Ou seja, a cultura é baseada em atitudes, crenças, costumes e regras escritas e não escritas, desenvolvidas ao longo do tempo e consideradas válidas.
Por meio desta definição, a cultura organizacional afeta a maneira como os colaboradores interagem entre si, com os clientes e com todas as demais partes interessadas na empresa. Influenciando, assim, como e quanto os funcionários se identificam com a organização.
Pessoas querem se sentir parte de algo maior e saber que contribuem para entregar resultados que fazem diferença na comunidade. Um forte senso de cultura corporativa garante que cada funcionário sinta que pertence a algo maior. Isso é particularmente verdadeiro se a cultura da empresa corresponder a seus próprios valores e necessidades.
As empresas que têm uma cultura definida geralmente descobrem que seus funcionários desenvolvem melhores relacionamentos. Também, que podem incrementar seu desempenho nas atividades para alcançar as metas de longo prazo definidas na missão.
Ou seja, a cultura organizacional definida consegue melhorar a lealdade dos funcionários em relação à empresa em que trabalham. Sua dedicação será maior, aumentando a produtividade e tornando a empresa um local agradável e melhor para se trabalhar. Ao cultivar uma cultura saudável, a empresa inevitavelmente aumentará o envolvimento dos funcionários para alcançar os objetivos estabelecidos.
Existem várias maneiras pelas quais você pode criar e desenvolver a cultura organizacional dentro da sua empresa. Uma das mais fáceis é garantir que o líder dê o exemplo ao viver sua cultura. Mesmo os membros mais antigos da sua equipe precisam estar cientes da cultura que estabelecida e de como suas próprias ações podem ter impacto sobre outros funcionários.
Depois de definir uma cultura, é uma ótima ideia fazer esforços para recompensar e reconhecer todos os funcionários que refletem essa cultura interna e externamente. Isso não garante que os funcionários somente se sintam apreciados e que seus esforços sejam valorizados, mas também que você é comprometido por recompensar comportamentos positivos.
Como empresa, você deve sempre ter a certeza de entender os sonhos e objetivos de sua equipe. Afinal, a cultura organizacional deve atender às suas necessidades, mas também beneficiar seus funcionários. Abaixo, confira como a Landix Sistemas enfrentou as dores do crescimento, por meio de uma cultura organizacional bem fundamentada.
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