Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Ambiente de trabalho: o segredo para atrair talentos de TI.

Granja Marileusa

O ambiente de trabalho nem sempre recebe a atenção que deveria de empreendedores, o que pode prejudicar a atração e retenção de talentos, principalmente na área de TI. Você já se perguntou por que empresas inovadoras têm um ambiente descontraído e muito bem planejado?

Esse é um dos segredos de uma boa empresa para se trabalhar: ela oferece um espaço aconchegante, descontraído e amplo aos colaboradores, de forma que eles adorem estar lá e sejam produtivos em suas atividades.

Vamos mostrar por que é fundamental pensar no espaço de trabalho, quais os exemplos de ambientes atrativos e, claro, como você pode melhorar o seu ambiente de trabalho para atrair e manter talentos de TI. Confira!

Como o ambiente de trabalho ajuda seus colaboradores

Dados mais recentes da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) afirmam que cada empresa de TI, em média, contrata 33 e demite 31 profissionais ao longo de um ano. Ou seja, a rotatividade no setor é alta.

Estima-se que a saída de um funcionário de uma empresa traga custos de substituição que chegam a 50% do salário anual. Para não arcar com a perda de talentos, gastos para substituir colaboradores nem com a perda de conhecimento deles, é importante oferecer um ambiente de trabalho que estimule a criatividade, inovação e o bem-estar de todos.

Empresas que criam locais de trabalho divertidos e aconchegantes podem reduzir suas demissões pela metade. Além disso, é possível aumentar a produtividade em até 50%. Isso porque o ambiente de trabalho é a terceira maior preocupação da equipe, segundo estudo da American Society Interior Designers. 

Tudo isso mostra a importância de pensar não apenas em espaços de descontração, mas também nas cores, integração de ambientes e outros aspectos de arquitetura e design para deixar a sua empresa atrativa para o time

Exemplos de locais com ambiente de trabalho atrativo

Os exemplos de empresas que transformaram o seu ambiente de trabalho num lugar onde os funcionários amam estar são populares, principalmente dentro de pólos tecnológicos. Para você se inspirar, veja alguns locais de empresas do setor de tecnologia que são referência quando falamos em locais de trabalho despojados e atrativos

Google

Uma das empresas mais inovadoras do mundo investe pesado em seu ambiente de trabalho. Com sede no Vale do Silício, a companhia tem espaço para descontração, restaurante com mais de 100 tipos de refeição e seus escritórios ao redor do mundo contam com locais para prática de esportes, videogame e outros mimos, sem mencionar a construção de espaços amplos, transparentes e que sempre são disruptivos. Abaixo, um espaço do Google em São Paulo:

iFood

Sem paredes, com mesas comunitárias de trabalho e a ausência de salas reservadas para os chefes, o iFood é um ótimo exemplo de que a descontração é importante para um negócio de alto rendimento. Os lanches são liberados, tem espaço para televisão,  videogame e várias mesas, cadeiras e sofás ao ar livre. Tudo isso promove a integração e a troca de ideias entre os colaboradores, contribuindo para o bem-estar deles.

Luiza Florenzano/Divulgação. Via Exame.

Locaweb

Uma enorme área verde preservada e espaços como academia, áreas de relaxamento e convivência e até mesmo salão de beleza e massagens marcam a sede da Locaweb. Paredes de vidro, puffs, videogame e sinuca são alguns dos itens que compõem o local, pensado para oferecer o maior número de atividades possíveis aos funcionários para que não precisem sair da empresa, sem abrir mão da qualidade de vida.

Onde você encontra um espaço legal para a sua empresa

Estar em um polo tecnológico é essencial para poder oferecer ao time um ambiente de trabalho descontraído, produtivo e que estimule a criatividade. Por isso, a sua sede própria precisa ser pensada para ir além do funcional: ela deve transmitir uma cultura de inovação e de troca de conhecimentos entre todos.

No Granja Marileusa, você conta com espaços que possibilitam você transformar o ambiente de trabalho da sua empresa, do jeito que você quiser! Além dos 250 mil m² que oferecem centro de negócios, startups e grandes corporações, integra ainda espaços de convivência, boa infraestrutura de deslocamento e pontos residenciais. A infraestrutura pronta receber a sua startup é o diferencial para atrair e reter os talentos de TI do seu negócio.

Pensar em se mudar para uma sede própria é um dos sintomas das dores do crescimento empresarial. Para saber mais a respeito, confira neste vídeo os conselhos que Anna Paula Graboski, CEO da Landix, tem para você sobre o assunto!