Vantagens de ter sua empresa em um polo de tecnologia

Por Granja Marileusa

10 setembro 2019 - 15:51


Estar em um ecossistema de inovação é uma excelente forma de fazer uma startup se desenvolver cada vez mais, porém muitos empreendedores não conhecem todos os benefícios disso e se perguntam “quais são as vantagens de ter uma empresa em um polo de tecnologia?”.

Essa dúvida é normal para quem está em uma localização convencional ou não conhece muito bem o que é um distrito de inovação. Por isso, vamos explicar nesse infográfico um pouco mais sobre as várias vantagens de inserir a sua startup em um polo de tecnologia e dar um boost nos negócios!

infográfico-vantagens-polo-tecnologia

O que é um polo de tecnologia?

Também conhecido como distrito ou ecossistema de inovação, um polo de tecnologia é um local que reúne tudo o que uma startup precisa para crescer. O Vale do Silício é o principal polo tecnológico do mundo: Netflix, Google, HP, Intel e uma série de grandes empresas e pequenas startups coexistem nessa região, o que traz várias vantagens para cada uma delas. Vamos ver?

Parcerias com outras empresas

Um polo de tecnologia traz ótimas oportunidades de parcerias com startups e empresas diferentes, estejam elas na mesma área de atuação ou em áreas complementares. Afinal, o objetivo de cada uma é crescer e fica mais fácil fazer isso se unindo, não é?

Convivência e inovação

Estar no mesmo ambiente de negócios inovadores estimula a criatividade e traz inspiração para você pensar em novas ferramentas e práticas. A troca de ideias entre empresas diversificadas é uma excelente maneira de incrementar as atividades da sua startup.

Networking

O networking é uma das maiores vantagens de estar em um polo de tecnologia. Fale com outros empreendedores, investidores, profissionais e muitas outras pessoas que são muito importantes para o desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial.

Eventos

Para estimular o networking, um distrito de inovação promove uma série de eventos que estimulam a troca de ideias e, principalmente, proporcionam aprendizados essenciais para um setor tão dinâmico quanto o da tecnologia.

Visibilidade

“Quem não é visto, não é lembrado”, diz a sabedoria popular. Logo, ao ser visto em um polo de tecnologia, você sempre estará na memória das outras startups dali — assim que elas tiverem uma oportunidade de negócio, é a sua empresa que vai ser procurada primeiro!

Parceria com universidades

O Vale do Silício só é o que é graças, também, à parceria que estabeleceu com a Universidade Stanford. Um polo de tecnologia conta com uma universidade parceira que traz pesquisas e mão de obra qualificada para atender às necessidades da sua startup.

Profissionais qualificados

Além da universidade parceira fornecer ótimos profissionais para o mercado do polo tecnológico, as parcerias e trocas entre colaboradores das empresas que estão no ecossistema é constante. Chega de procurar gente qualificada e não encontrar!

Qualidade de vida

Estar em um local no qual se pode trabalhar, inovar e viver com qualidade é fundamental para o desenvolvimento do polo de tecnologia. São pessoas felizes, trabalhando com o que gostam e do jeito que gostam, o que traz como consequência ótimos resultados às startups.

 

Já deu para ver as principais vantagens de ter a sua empresa em um polo de tecnologia, não é mesmo? E não para por aí: ter uma sede em um distrito de inovação não é caro e nem complicado! Para entender mais sobre essas vantagens, agende uma visita ao Granja Marileusa agora mesmo!