Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Sede própria para sua empresa: saiba se chegou o seu momento

Granja Marileusa

Uma das decisões mais difíceis que muitos empreendedores enfrentam é escolher entre comprar ou alugar sua sede própria. Existem vantagens e desvantagens para ambas as opções e a decisão requer análise e planejamento.

Por isso separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento de escolher entre as opções. Saber analisar os cenários de forma eficaz ajudará a tomar a decisão que será mais vantajosa para sua empresa.

Quando vale comprar a sede própria?

Um imóvel é um ativo de longo prazo, por isso muitos empresários se interessam em investir na compra da sede própria. Se seu interesse é o de ter sua sede própria é importante refletir sobre quais os benefícios serão conquistados com a aquisição.

Se seu objetivo é aumentar o patrimônio da sua empresa, se livrar de aluguéis que já estão ficando fora do orçamento ou até mesmo deseja não ter incômodos com o proprietário do imóvel a opção de compra da sede própria pode lhe cair bem.

Mas, antes de comprar, certifique-se de que sua empresa terá os recursos para apoiar esse compromisso nos próximos anos. Afinal, adquirir um imóvel é um investimento de longo prazo.

Quando vale alugar a sede própria?

Embora possa parecer prudente investir na aquisição da sede própria, também existem muitos benefícios na locação de imóveis comerciais. A maioria desses benefícios advém de uma maior flexibilidade quando comparada à compra de imóveis.

Por exemplo, se sua empresa ainda não dispõe de capital suficiente, ou se sua empresa está crescendo rapidamente, o que indica uma instabilidade na definição de um local fixo, ou simplesmente você não deseja ter a posse de um imóvel, é altamente válida a opção de locação.

Entretanto, se a opção de alugar a sede para a sua empresa, é importante estar atento ao contrato de locação, principalmente nos termos que tratam sobre as taxas de reajustes anuais e renovação de contrato. Além disso, é importante ficar atento às condições de uso e modificações na estrutura do imóvel — lembre-se que certos contratos requerem que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições estruturais de antes da locação.

Você ainda está em dúvida?

Ter uma sede própria é uma das garantias de que sua empresa realmente existe. Por isso é muito importante ter claro se para o cenário atual do seu negócio é mais vantajoso alugar ou comprar um imóvel.

Além das vantagens e pontos de atenção levantados anteriormente, um dos fatores que deve ser levado em consideração em quaisquer dos casos é a localização. Ter a sede própria localizada próxima a outras empresas e também em um ambiente que promova a inovação e o desenvolvimento é um dos critérios que pode acelerar o desenvolvimento do seu negócio.

Espaços como Distritos de Inovação são excelentes para instalar a sede da sua empresa. Além de compartilharem diversos espaços com outras empresas e profissionais, estes ambientes unem a comodidade de diversão, entretenimento e compartilhamentos. Hoje, muitas pessoas buscam estes espaços, inclusive para morarem, por todas as facilidades e benefícios que propõem.

Perspectiva da primeira fase do Distrito de Inovação Granja Marileusa

O Granja Marileusa é um deles. Localizado em Uberlândia/MG já reúne diversas empresas, promove eventos de compartilhamento e networking e está em acelerado crescimento. Por saber que decidir entre o aluguel ou compra da sede própria pode ser dilema não tão simples de ser solucionado, o Granja disponibiliza consultores para esclarecer todas as dúvidas e acompanhar todo o processo da aquisição da sua sede própria — seja ela feita por meio de aluguel ou compra.

Fachada da sede própria da Landix Sistemas no Granja Marileusa.

Por isso, se você ficou interessado em conhecer melhor as formas de investimentos disponíveis no Granja Marileusa, entre em contato com um dos nossos consultores e conheça as formas de investimentos disponíveis e aquela que melhor se encaixa para sua empresa.