Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Polo Tecnológico: Entenda as Vantagens Para Sua Empresa

Granja Marileusa

As principais empresas de tecnologia do mundo estão sediadas em um tipo de espaço que tem se tornado referência em inovação: o polo tecnológico. São vários pelo mundo e cada um tem a sua particularidade, mas todos são conhecidos pela alta produção de conhecimento, networking e criação tecnológica.

Mas nem todo mundo sabe exatamente como o polo tecnológico pode auxiliar uma empresa a melhorar sua atividade, nem por que se trata de uma tendência tecnológica que não dá para ignorar . Por isso, mostraremos agora quais as vantagens que um polo tecnológico traz para a sua empresa, além de exemplos desses locais no Brasil e no mundo. Confira!

O Que é um Polo Tecnológico?

O polo tecnológico não é nada de outro mundo e está mais próximo da realidade de qualquer empresa tecnológica que queira contar com um espaço de inovação e troca de informações com outras companhias, práticas essenciais para crescer no setor.

Um polo tecnológico é um centro que conta com empresas de tecnologia que formam um sistema aberto, coordenado, conectado e que proporciona a melhor experiência possível aos seus integrantes. A criação desse espaço no Brasil integra a Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973.

Esses locais também são chamados de distritos de inovação que abrigam startups, corporações, espaços para eventos, salas comerciais, universidades, espaços residenciais e uma boa infraestrutura para abranger tudo isso e muito mais.

Por Que Estar em um Polo Tecnológico é Vantajoso?

Imagine a sua empresa se desenvolvendo em um ecossistema de inovação, cercada de startups, incubadoras, aceleradoras e outras empresas de tecnologia? Já pensou no networking e nas possibilidades de negócio em um ambiente como esse?

Essa é apenas uma das principais vantagens de trazer a sua empresa para um polo tecnológico. Além disso, é a oportunidade de contar com uma boa localização para a sua equipe, com uma infraestrutura que permita a cada um ter mais qualidade de vida, o que impacta positivamente o rendimento do time.

Outra vantagem é financeira: entre os benefícios a quem integra um polo de inovação estão, por exemplo, alíquota mínima do Imposto Sobre Serviços (ISS) em 2% nos serviços de TI, a isenção de IPTU durante 10 anos e a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na compra de área no polo.

Exemplos de pólos tecnológicos

Vale do Silício, EUA

É o maior exemplo de polo tecnológico do mundo. Com origem no final dos anos 30, o Vale do Silício é formado por uma série de cidades que abrigam companhias do tamanho de Apple, Google, Facebook, Netflix, Oracle, Intel, Eletronic Arts, Microsoft e muitas outras.

Bangalore, Índia

A terceira maior cidade da Índia abriga seu próprio Vale do Silício. Bangalore concentra 35% dos profissionais de TI do país e conta com o apoio de empresas como Microsoft e HP. Já esteve no top 15 de melhores lugares do mundo para se abrir um negócio.

Tel Aviv, Israel

A cidade israelense abriga escritórios de companhias como Google, Amazon e Facebook. Além disso, é uma das cidades com maior concentração de startups per capta do mundo e é referência em inovação, com diversas tecnologias sendo produzidas na região.

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), , Porto Alegre/Viamão, Rio Grande do Sul

Com a missão de ser um ecossistema de inovação, o polo tecnológico do Tecnopuc está localizado na região de Porto Alegre/Viamão, no Rio Grande do Sul, e conta com mais de 6,5 mil postos de trabalho e 150 organizações, entre elas diversas startups, parceiros institucionais e internacionais.

PqTec, São José dos Campos, São Paulo

O Parque Tecnológico de São José dos Campos conta com startups, pequenas e médias empresas e companhias como Airbus, Boeing e Embraer, além de instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). São mais de 300 empresas e entidades.

Granja Marileusa, Uberlândia, Minas Gerais

Projeto urbanístico com foco em tecnologia, o Granja Marileusa foi ratificado como um polo tecnológico de 250 mil m² que conta com centro de negócios, startups e grandes corporações entre seus diferenciais. Além disso, integra também espaços de convivência e residenciais que, aliados à boa infraestrutura de deslocamento, permitem que a região tenha tudo o que uma empresa de tecnologia precisa para deslanchar. Um grande diferencial desse polo tecnológico é que ele tem uma infraestrutura totalmente pronta para receber as empresas.

Vista aérea do polo tecnológico Granja Marileusa

Vista aérea do polo tecnológico Granja Marileusa

Masterplan do polo tecnológico Granja Marileusa – perspectiva de como será o bairro.

Agora que você sabe o que é um polo tecnológico, que tal aprender mais? Veja agora o que são as dores do crescimento e como resolvê-las na sua empresa: clique aqui!