Viver inteligente: como as Smart Cities estão transformando o mercado imobiliário

Impulsionadas por avanços tecnológicos e um olhar renovado para a sustentabilidade, as smart cities estão redefinindo não apenas como.

Por Granja Marileusa

25 outubro 2023 - 10:17 | Atualizado em 26 outubro 2023 - 22:49


smart cities

 

Impulsionadas por avanços tecnológicos e um olhar renovado para a sustentabilidade, as smart cities estão redefinindo não apenas como vivemos, mas também onde investimos nosso dinheiro.

Para potenciais investidores e compradores de imóveis, entender este movimento e sua influência é essencial em termos de retorno financeiro, bem-estar e qualidade de vida.

 

O que são Smart Cities?

As Smart Cities, ou “cidades inteligentes”, são centros urbanos modernos. Elas incorporam tecnologia, inovação e princípios do novo urbanismo para otimizar a qualidade de vida da população e promover um desenvolvimento sustentável.

Imagine um lugar onde sistemas de transporte eficientes, fontes de energia limpa e infraestrutura de última geração se unem para criar um ambiente urbano dinâmico e acessível.

 

Impactos sobre o Mercado Imobiliário

Ao longo dos anos, as Smart Cities se mostraram catalisadoras da valorização imobiliária. O investimento em infraestrutura inteligente não apenas atrai novos residentes, mas também aumenta significativamente o valor dos imóveis.

O resultado? Ganhos estáveis e contínuos, algo que todo investidor imobiliário procura, independentemente do seu perfil de negócio.

 

Viver Inteligente no Granja Marileusa

Em meio a este cenário promissor, em 2013, surge o Granja Marileusa, primeiro bairro planejado de Uberlândia-MG.

Mais que um espaço de terra, o Granja foi criado para ser uma extensão de tudo o que há de melhor na cidade, tornando-se o destino ideal para quem quer morar, viver e trabalhar perto de tudo.

Baseado nos princípios das Smart Cities e do novo urbanismo, o Granja Marileusa integra inovação, sustentabilidade, mobilidade urbana, walkability, segurança e convivência em seu ousado Masterplan.

E o município não poderia ser outro. Desde então, Uberlândia se destaca nacionalmente como referência no mercado imobiliário. A cidade está entre as 30 mais conectadas e inteligentes do Brasil no ranking Connected Smart Cities 2023, dado que comprova seus avanços acelerados.

A título de comparação, a cidade do triângulo é a segunda mais bem posicionada em Minas Gerais, atrás apenas da capital Belo Horizonte. No cenário nacional, se coloca à frente, por exemplo, de capitais como Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e Aracaju (SE).

Inovação e Sustentabilidade

Incorporando tecnologias de ponta e sistemas de gestão inteligente, o Granja Marileusa representa a essência das Smart Cities. Os empreendimentos, parques, ruas e loteamentos são planejados para oferecer à comunidade um estilo de vida moderno e eficiente.

Além disso, o bairro está firmemente comprometido com a sustentabilidade, adotando fontes de energia renovável e estratégias de preservação da natureza. São 390 mil m² de área verde preservada e uma gama de estratégias traçadas pelo novo Comitê ESG+I, iniciativa que debate as melhores práticas em meio ambiente, social, governança e inovação.

Mobilidade Urbana e Walkability

A liberdade de locomoção é um dos principais diferenciais do Granja Marileusa alinhado aos princípios das cidades inteligentes. Ruas bem planejadas e acessíveis, combinadas com uma rede eficiente de transporte público, tornam o “ir e vir” na região incrivelmente fácil. Além disso, o conceito de walkability, que incentiva o deslocamento a pé, cria uma sensação de comunidade e promove um estilo de vida saudável.

Empreendimentos inteligentes por dentro e por fora

As Smart Cities deixaram de ser uma visão futurista e se tornaram uma realidade presente e inevitável no mercado imobiliário. São, de fato, o caminho para um investimento inteligente e com alto potencial de retorno.

E de olho nas movimentações e avanços desse cenário, a Granja Marileusa Desenvolvedora, empresa por trás do primeiro bairro planejado de Uberlândia, também deu um novo passo em seus negócios.

A partir de agora, a empresa vai estender o conceito de cidade inteligente a condomínios, loteamentos, parques, empreendimentos de todos os tipos, levando um consolidado padrão de qualidade a mais pessoas e espaços.

Se você quer investir no futuro da sua família ou empresa, a Granja Marileusa Desenvolvedora é sua parceira ideal. Fique por dentro das novidades e não perca os lançamentos mais recentes.