Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Redução de custos: saiba como fazer de forma eficiente na sua empresa.

Granja Marileusa

A redução de custos é um desafio que todo empreendedor encara durante a sua atividade comercial. Afinal, boa parte das empresas que não consegue crescer não administrou bem as suas receitas e despesas, prejudicando as finanças.

Especialmente em tempos de crise, é fundamental ter atenção sobre os seus custos. E mais importante: não basta querer cortar gastos de forma aleatória: é importante reduzir custos de forma eficiente para não aumentar o problema e manter a empresa funcionando!

Para que você não tenha dores de cabeça e possa ver a margem de lucro do negócio aumentar, mostramos o que você precisa saber para aplicar uma redução de custos de forma eficiente. Veja agora!

Por que a redução de custos é importante

Toda empresa tem custos com os quais precisa arcar. Sejam eles parte das despesas fixas, sejam valores relacionados a despesas variáveis: todo negócio precisa arcar com gastos que têm relação direta com a atividade comercial. Se não for assim, nenhuma empresa consegue se manter em pé, já que precisa de produtos, funcionários, infraestrutura etc.

Porém, não é porque você precisa investir capital ou arcar com despesas como compras, pagamento de funcionários e contas obrigatórias que precisa ver a sua margem de lucro diminuir a cada mês. É possível manter a empresa sem sacrificar as finanças.

Essa é uma regra de ouro qualquer negócio: manter a saúde financeira é essencial para manter a empresa viva. Caso contrário, você pode entrar em uma bola de neve relacionada a endividamentos, juros, perda na qualidade do trabalho e, como consequência de tudo isso, acabar indo à falência.

As empresas que têm a melhor performance são aquelas que cuidam das suas finanças, pagam tudo em dia e, claro, reduzem custos sem reduzir a qualidade do seu produto ou serviço, o que maximiza os lucros.

Os vilões da redução de custos

Cada empresa tem as suas particularidades que dependem do ramo de atuação, do tamanho, dos seus objetivos e de suas condições financeiras. Os custos de empresas do ramo tecnológico podem ser bem diferentes de um comércio, por exemplo.

Entretanto, existem itens que, independentemente da área de atuação de um negócio, podem prejudicar o orçamento e derreter o capital da empresa. Podemos listar entre os principais vilões da redução de custo de qualquer empresa:

Energia elétrica

A energia elétrica ainda é um dos itens essenciais para praticamente qualquer empresa funcionar. Entretanto, muitas vezes o mau uso desse recurso pode acarretar no aumento da conta de luz, prejudicando o planejamento financeiro mensal do negócio.

Por isso, sempre procure economizar: procure não deixar luzes do escritório acesas desnecessariamente, retire equipamentos da tomada quando não estiver utilizando e conscientize o time de que é preciso economizar recursos, e isso vale também para a conta de água, internet, telefone ou outras despesas variáveis que são necessárias para o funcionamento da empresa.

Você ainda pode pensar em outras maneiras de reduzir a conta de energia elétrica. Uma opção é a fazenda solar, que pode trazer economias de até 20% no valor da conta e não demanda gastos com instalação ou manutenção.

Pagamentos de juros

Muitas vezes as empresas estão em um regime tributário inadequado e, por causa disso, pagam mais impostos do que poderiam. Outro motivo que impede a redução de custos é o atraso no pagamento de contas, o que acarreta juros.

Por isso, fale com o seu contador para verificar qual é o melhor enquadramento tributário para o negócio. E não se esqueça de pagar suas contas em dia! Dependendo da despesa, se você pagar com antecedência, pode até conseguir descontos!

Recursos Humanos

Outra fonte de gastos que poderiam ser reduzidos é a área de recursos humanos. Se você acha que para economizar aqui basta demitir, enganou-se! Os custos com indenizações, pagamento de horas extras e outras multas pode corroer o orçamento da sua empresa, e os custos para contratar e treinar um novo integrante na equipe também não são baixos.

Por isso, trabalhe para contar com os melhores profissionais, que desempenhem funções importantes e, principalmente, que queiram estar motivados na sua empresa. Além disso, caso existam atividades que não precisam de uma pessoa contratada de forma fixa, estude maneiras de terceirização ou contrato por trabalho, que ajudam a economizar!

Aluguel

O aluguel é um dos grandes vilões da redução de custos. Muitas empresas precisam, no começo, alugar um espaço para começar as suas atividades. Entretanto, com o tempo, o valor gasto para se manter em um determinado local poderia ser investido em uma sede própria, feita do jeito que você gostaria.

É possível investir, por exemplo, no Granja Marileusa, um polo tecnológico que oferece diversas soluções de infraestrutura que permite às empresas saírem do aluguel e integrarem um espaço de inovação, networking e qualidade de vida. O seu negócio pode, por exemplo, comprar um loteamento e construir a sede da sua empresa de acordo com o seu projeto, inserindo tudo aquilo que você deseja ter no espaço.

Vista aérea do polo tecnológico Granja Marileusa

Fachada da Cultura Inglesa e Lojas Americanas Express, presentes no bairro Granja Marileusa.

Além disso, é possível atuar em conjunto com investidores que colaborem na construção desse espaço, garantindo que ele saia do papel com eficiência. Dessa forma, o dinheiro que seria desperdiçado no aluguel — em um espaço que não é da empresa e que dificilmente está totalmente de acordo com as suas necessidades — será investido na construção de um local que terá a cara da sua empresa!

Quer entender mais sobre o projeto e como ele contribui na redução de custos do seu negócio? Agende uma visita agora mesmo!