Saiba como atrair e reter talentos de TI

Por Granja Marileusa

10 maio 2019 - 11:12 | Atualizado em 07 novembro 2019 - 14:49


A falta de talentos de TI é um problema mundial. Mesmo quando uma empresa consegue atrair estes profissionais, retê-los por mais de um ano é um grande desafio. Segundo relatório do LinkedIn, o setor de tecnologia é o que tem maior rotatividade entre todos os setores.

Neste cenário, nem as grandes empresas de tecnologia estão imunes. Um profissional da Amazon tem permanência média de 1 ano e a Google, consegue reter os talentos de TI por 1,1 ano em média. Ou seja, neste momento, a competição por profissionais de tecnologia é mais feroz do que nunca. Aumentos salariais não são mais o principal formato de retenção.

Por isso nós separamos algumas dicas para que sua empresa atraia e retenha talentos de TI com eficiência. Vamos lá!

Dicas para atrair e reter talentos de TI

Atrair e reter os melhores trabalhadores de alta tecnologia requer uma abordagem estratégica, que inclua a organização interna e um alinhamento de missão, valores e liderança. Não é como contratar funcionários genéricos. Essas pessoas são únicas e muitas vezes conseguem encontrar trabalho em outro lugar no coração.

Invista na capacitação profissional do seu time

Trabalhar com tecnologias ultrapassadas é o resultado de pesadelos para profissionais de tecnologia. Por outro lado, trabalhar com tecnologia de ponta é o que faz os talentos de TI saírem da cama todos os dias. Os talentos de TI precisam estar sempre atualizados com as novas tecnologias de mercado. Por isso, sua empresa deve estar atenta ao que é novidade tanto de metodologia, quanto tecnologia.

Recompense os bons profissionais

Atrair bons profissionais é importante e recompensar aqueles que possuem desempenho fora da curva é fundamental para retê-los. É fato que os profissionais e as empresas já estão adaptados a ter claro os objetivos e metas esperados. Porém, sempre existirão aqueles talentos de TI que terão um desempenho de destaque em relação grupo. Por isso, não deixe de reconhecê-lo e recompensá-lo. O formato da recompensa pode variar — pode ser financeiro ou em formato de troféu.

talentos de ti 3

                        Hackathon da VLI, que aconteceu o Espaço Eureka (Comunidade Colmeia), no Granja Marileusa.

Promova encontro de talentos

Talentos de TI precisam estar inseridos em ambientes que promovam a troca de conhecimento entre pessoas e empresas. Por isso, é importante promover constantes trocas de informações. Eventos, como hackathons, são momentos de encontro de profissionais que aumentam o engajamento e estimulam o potencial de inovação dos talentos. No Granja Marileusa, por exemplo, são realizados eventos de tecnologia e empreendedorismo que promovem o compartilhamento de conhecimento, sendo que alguns destes eventos disponibilizam inclusive certificações.

Equipe da Sicoob em um Hackathon no Espaço Eureka (Comnidade Colmeia), do Granja Marileusa.

                     Equipe da Sicoob em um Hackathon no Espaço Eureka (Comunidade Colmeia), do Granja Marileusa.

 

                Hackathon da VLI, que aconteceu o Espaço Eureka (Comunidade Colmeia), no Granja Marileusa.

Invista em benefícios

É certo que o salário é um fator importante na hora de atrair talentos de TI. Porém os benefícios estão em destaque no mercado de trabalho. Empresas que estão inseridas em locais que proporcionam comodidade, com lojas, serviços e alimentação, e estando próximas de ambientes para happy hour, contato com a natureza e áreas de descanso, ganham destaque. O Granja Marileusa é um exemplo de bairro que combina negócios, lazer e moradia.

Estimule a comunicação aberta

Profissionais com 10 anos de experiências e estudantes, todos devem ser estimulados a terem uma comunicação aberta e livre. Poder trocar experiências é um dos fatores que melhor contribuem na atração e retenção de talentos de TI. Se levarmos em consideração não somente a comunicação interna, como também a comunicação com outras empresas, ambientes como o Granja Marileusa são excelentes para esta troca. Descontração e lazer são fundamentais para a fluidez das conversas.

Como mostramos atrair e reter talentos de TI não está unicamente relacionado ao time de recursos humanos da sua empresa. Mas também ao ambiente, reconhecimento e troca que os profissionais poderão desfrutar por estar no seu quadro de funcionários. Conheça o Granja Marileusa e saiba o que as empresas que estão localizadas neste bairro estão fazendo para atrair e reter cada vez mais talentos.