Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Ponto de recarga para carros elétricos chega ao Granja Marileusa

Granja Marileusa

 

imagem que representa uma solução de ponto de recarga para carros elétricos

Os carros elétricos, têm sido uma boa alternativa para quem reforça a preocupação com o desenvolvimento sustentável e ecológico, e como estão ganhando espaço no Brasil, são apontados como os carros do futuro, já que alguns modelos possuem autonomia para se mover 100% pelo sol e com isso, é necessário ter pontos de recarga para carros elétricos em locais de fácil acesso e estratégicos.

Em Uberlândia os carros elétricos já estão em circulação e ter pontos de recarga é fundamental para a continuidade das viagens.

Agora, o Granja Marileusa, além de ser o primeiro bairro planejado de Uberlândia-MG, também conta com o ponto de recarga para carros elétricos. Portanto, a energia que abastece os carros é gerada diretamente na usina solar fotovoltaica Granja Marileusa I, que foi inaugurada no bairro, no fim de setembro, pela Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa.

O ponto de recarga para carros elétricos, vai atender aos usuários do projeto MoovAlsol que implementou em Uberlândia o primeiro sistema de recarga de carros com fonte totalmente solar do Brasil.

“O Granja Marileusa, reconhecido no segmento de comunidades planejadas, não poderia deixar de oferecer este espaço que atende ao transporte movido a energia limpa. Apesar de nova, a mobilidade elétrica faz parte da transição energética que se inicia no país”, destaca a diretora de Operações do Granja Marileusa, Edina Gouveia.

O ponto de recarga para carros elétricos irá garantir viagens com uma única recarga

Pensando na duração de cada carga, o ponto permite realizar viagens como por exemplo: de Brasília a São Paulo em um único dia com o carro elétrico.
O usuário pode também, realizar uma pausa durante a viagem e parar no bairro para recarregar o veículo com energia totalmente limpa. Porém, para realizar uma recarga completa, o usuário precisaria pernoitar na cidade e seguir viagem no outro dia, já que a carga completa levaria algumas horas para terminar.

“Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, que engloba geração por fontes renováveis, de forma distribuída, com armazenamento por baterias e internet das coisas (IoT) integrados com a mobilidade elétrica”, destacao presidente da Alsol e vice-presidente de Geração, Transmissão e Serviços da Energisa, Geraldo Mota.

Os carros elétricos ainda não são populares, devido aos obstáculos com os pontos de recarga, que ainda são poucos. Segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos (Abravei), a frota de carros híbridos (movidos a combustão e baterias) deve passar dos atuais 30 mil para um milhão até 2030, e se espera uma projeção de aumento de 61% de carros híbridos e 11% totalmente elétricos, a longo prazo.

 

Conheça o MoovAlsol

O MoovAlsol, é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Grupo Energisa, é executado pela Alsol em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Espera-se que nos próximos três anos, uma previsão de que R$ 30 milhões sejam investidos na iniciativa. O projeto de mobilidade elétrica tem testado um sistema de carregamento rápido que visa a realização do percurso Brasília – Campinas, percorrendo 900 km em um só dia, com uma única parada em Uberlândia.

Dessa forma, o Granja reforça sua preocupação com a sustentabilidade do bairro e com alternativas mais inovadoras que atendam não só os moradores, mas também os visitantes. Clique aqui e saiba mais sobre o Granja Marileusa!