A era das cidades inteligentes
As smart cities utilizam a tecnologia para integrar os setores público e privado, com o objetivo de tornar as cidades mais eficientes e seguras.
Por Granja Marileusa
22 julho 2022 - 18:00 | Atualizado em 25 julho 2022 - 08:34
Bairro terá bikes para uso compartilhado e gratuito nos finais de semana
As bicicletas são o meio de transporte mais sustentável para as cidades. Não emitem poluentes e ainda colaboram com a qualidade de vida daqueles que optam pelo seu uso no dia a dia ou para o lazer. O bairro Granja Marileusa, na sua perspectiva de incentivar iniciativas sustentáveis, por meio do Parque Bike, integra o UdiBike Parques, que volta a oferecer bicicletas compartilhadas gratuitamente para Uberlândia. O projeto conta com apoio de representantes do setor público e privado.
A Estação do Granja Marileusa funcionará aos sábados e domingos e contará com 10 mountain bikes para uso dentro dos limites do Parque Bike. Segundo Alexandre Frappa, coordenador de esportes, o projeto é realizado graças ao financiamento pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania, e realizado pelo Instituto Saúde e Equilíbrio.
A cidade terá duas estações do UdiBike. A do Parque do Sabiá conta com 30 bicicletas urbanas e funcionará de segunda a sexta. A do Granja Marileusa terá 20 mountain bikes – 10 do projeto e 10 do Parque Bike – próprias para trilha no mato, mountain bike e trilhas de terra – para uso nos finais de semana (veja horários abaixo).
Para José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa, o projeto favorece aqueles que querem começar a mudar os hábitos em busca de uma rotina mais saudável a partir do esporte. “O Parque Bike tem uma equipe especializada com ciclistas profissionais e educadores físicos que estarão disponíveis para dar aulas a quem quer aprender a andar de bicicleta e não encontra tempo nos dias de semana”.
A gratuidade no serviço é possível porque pessoas físicas e empresas de Uberlândia destinaram parte do imposto de renda para o projeto. O ciclista Clóvison Alves, conhecido como Clovim, teve sua vida transformada pela bicicleta. De uma rotina de bancário bem sucedido optou por largar tudo e dedicar-se às duas rodas. Hoje ele é diretor do Instituto Saúde e Equilíbrio. “Quanto mais pessoas e empresas, como o Granja Marileusa, nos apoiarem, mais tempo de gratuidade a gente consegue e mais pessoas serão beneficiadas. Por meio das nossas oficinas e projetos a ONG atende em média 50 mil pessoas por ano”, explicou Clovim.
José Inácio destaca que sustentabilidade passa por projetos sociais como este que não trarão benefícios somente para o bairro, mas para a comunidade do entorno que pode usufruir gratuitamente de um espaço estruturado para prática de mountain bike, com instrutores capacitados e uma vista sem comparativos na cidade.
MAIS INFORMAÇÕES: @udibikeparques
Sábado das 8h às 18h e domingo das 8h às 14h no Parque Bike (Granja Marileusa – Av. Floriano Peixoto, 6453)
As smart cities utilizam a tecnologia para integrar os setores público e privado, com o objetivo de tornar as cidades mais eficientes e seguras.
A escolha do melhor horário é individual, mas nós vamos te ajudar com algumas informações sobre cada período.
Atento às principais tendências do mercado imobiliário para 2023, o Granja Marileusa segue em pleno desenvolvimento e inicia o […]