5 diferenciais que você deve considerar ao escolher um novo bairro para morar

Por Granja Marileusa

06 julho 2023 - 16:15


bairro planejado granja marileusa

 

A decisão ao escolher um novo bairro para morar deve ir além da qualidade do imóvel, seja casa ou apartamento. A nova moradia deve estar em uma boa localidade que supra o seu estilo de vida e facilite a sua rotina e o seu deslocamento.

Assim, muitas pessoas encontram um bom imóvel, com uma estrutura que atende suas necessidades no quesito de número de quartos, espaços dos cômodos e garagem, por exemplo, mas esquecem de fazer uma avaliação minuciosa, olhando a localização dele e o que mais o bairro oferece.

É essencial fazer um levantamento do local para evitar problemas futuros e que o sonho do novo imóvel não se torne um pesadelo.

Por isso, para te ajudar na escolha do bairro para morar, apresentaremos alguns pontos para considerar antes de decidir pelo seu novo lar. Quer saber que dicas são essas? Então, acompanhe esse artigo até o final, boa leitura!

O que considerar em um novo bairro para morar

Para escolher um novo bairro para morar, muitos pontos devem ser avaliados baseados na rotina da pessoa ou de toda família.

Confira algumas dicas.

Conheça a Infraestrutura

A infraestrutura é um dos principais pontos de análise no novo bairro para morar. Comece verificando a acessibilidade, observando as condições das ruas e calçadas.

Além disso, busque saber como é a qualidade de chegada de energia do local e se não há nenhum problema nesse quesito. Saneamento básico é outro ponto que também deve ser lembrado e avaliado.

Faça uma breve pesquisa com as pessoas que já moram lá, se há algum problema com a qualidade da água e instalações eficientes de esgoto.

Se as suas dúvidas não forem sanadas ou não se sentir seguro com o que viu, é melhor garantir e recorrer até mesmo aos órgãos competentes, questionando esses itens de infraestrutura.

Procure por dados da segurança

A segurança do local que você pretende morar é outra questão que não pode ser deixada de lado em seu levantamento. Morar em um local com índices de criminalidade altos pode ser um grande pesadelo.

Além de correr o risco de perdas de itens físicos, antes de tudo é preciso pensar na segurança à sua vida e dos seus familiares.

Mais uma vez, pessoas que já moram no local podem ser fontes importantes dessas informações. Mas você também pode buscar dados divulgados pelas forças de segurança pública, por exemplo.

É importante também observar as condições de iluminação pública, frequência de policiamento, videomonitoramento de ruas entre outras questões que podem contribuir ou não para a segurança da região.

Observe o comércio, lazer e serviços nas proximidades

Outra questão importante para a qualidade de vida e que deve ser pensada ao escolher um bairro para morar é a proximidade com locais como:

– Escolas;

– Mercados;

– Padarias;

– Farmácias;

– Lojas de comércio geral;

– E lugares para lazer, como praças e parques.

Se esses locais forem muito distantes, pode causar uma grande dificuldade na sua vida e da sua família. Imagina precisar de algum alimento ou remédio durante a noite e ter que percorrer quilômetros para encontrá-lo?

Por isso, verifique com atenção a distância desses locais e se o bairro pode ser considerado autossuficiente.

Saiba o potencial de valorização

Na compra de um imóvel, planejamento nunca é demais. Um dos pontos que muitas pessoas não consideram, por exemplo, é na venda futura do imóvel, caso seja necessária.

Por isso, o potencial de valorização do local também deve ser avaliado. Nesse momento, é importante contar com consultoria de profissionais do ramo imobiliário que consigam avaliar melhor a questão e tenham conhecimento de tendências do mercado imobiliário para aquele local.

Corretores imobiliários costumam saber se haverá investimentos de empreendimentos no bairro, o que contribui diretamente na valorização dos imóveis da região. Portanto, faça uma consulta com um profissional de sua confiança sobre o assunto.

Estabeleça a qualidade de vida

A qualidade de vida é um fator subjetivo, mas muito importante a ser considerado na escolha de um bairro para morar. Cada pessoa tem as suas próprias preferências e necessidades, então pense no que é importante para você.

Se você é uma pessoa que valoriza o contato com a natureza, por exemplo, pode buscar por bairros com áreas verdes e parques próximos.

Se gosta de praticar esportes, procure por locais com quadras esportivas, pistas de ciclismo, serviços de academia. Considere também a existência de opções de entretenimento, cultura e eventos na região.

Invista em bairros planejados

Uma grande tendência de moradia, atualmente, são os bairros planejados. Esses locais são projetados de forma integrada, pensando justamente em alguns pontos que apresentamos no tópico anterior.

Todo o planejamento é realizado por uma equipe especializada e multidisciplinar para que tudo seja construído para atender as necessidades dos moradores.

No Brasil, já existem diversos exemplos de bairros planejados e bem-sucedidos, que incorporaram essas questões do Novo Urbanismo, como o Granja Marileusa, em Uberlândia (MG).

Esses bairros se tornaram referências pela qualidade de vida que oferecem, com uma infraestrutura completa, áreas de lazer, segurança e serviços próximos.

Veja algumas vantagens que fazem com que o Granja Marileusa seja ideal para investir:

Infraestrutura

Ruas bem projetadas, ciclovias, calçadas amplas e bem cuidadas, sistema de iluminação adequado, além de um saneamento básico planejado e bem estruturado para as futuras gerações que viverão no bairro.

Segurança

Sistema de monitoramento por câmeras com gravação 24 horas, rondas pelo bairro, aplicativo com botão de alerta para incidentes e sistema com inteligência artificial conectado à Polícia Militar..

Planejamento comercial diversificado

Presença de supermercado, lojas, restaurantes e serviços, proporcionando conveniência aos moradores.

Preocupação com a sustentabilidade

Empreendimentos e instalações com práticas sustentáveis incorporadas em sua construção e operação, como o uso de energia renovável, sistemas de captação e reutilização de água, áreas verdes preservadas e estímulo ao uso de transporte sustentável.

Venha conhecer os potenciais de investimento do Granja Marileusa e escolha seu novo bairro para morar. Saiba mais clicando aqui!