Walkability: motivos para conhecer e investir neste conceito

Por Granja Marileusa

25 abril 2023 - 17:27 | Atualizado em 20 junho 2023 - 22:03


walkability granja marileusa

 

A visão do walkability está sendo cada vez mais adotada por projetos urbanísticos e cidades que querem assumir um compromisso sustentável e ter mais mobilidade, tanto para os seus moradores, quanto para as empresas.

Essa proposta de caminhabilidade pensa sobre o bem-estar das pessoas e do meio ambiente, reduzindo o tempo de espera no trânsito e, consequentemente, diminuindo a emissão de carbono e outros poluentes que os veículos geram todos os dias.

Agora, imagine que você pode morar numa região planejada com boa infraestrutura, sustentabilidade, construída conforme os princípios do novo urbanismo e que pode ser percorrida a pé sem nenhum problema. Pois, é exatamente isso que o conceito de walkability defende e projeta nas cidades.

O planejamento das cidades é uma mudança necessária e consciente para construir cidades inteligentes e mais sustentáveis. Confira aqui o que é o conceito de walkability, os principais objetivos e benefícios e como o Granja Marileusa já assumiu esse compromisso. Aproveite e tenha uma boa leitura!

O que é Walkability?

O termo walkability pode ser traduzido para português como caminhabilidade. Dessa forma, fica mais fácil entender que o conceito foi pensado para projetar ambientes, bairros e cidades em que a população possa aproveitar ao máximo o deslocamento a pé.

Essa prática visa facilitar a mobilidade e diminuir o uso de veículos, reduzindo, assim, a emissão de poluentes. É uma visão que aumenta a qualidade de vida e equilibra o compartilhamento de espaços entre pessoas e natureza.

Não é segredo que os níveis de poluição e uso inconsciente dos recursos naturais já estão atingindo a vida dos seres humanos numa escala preocupante. Por isso, é importante que a sociedade, empresas e indústrias mudem seus modos de viver e conviver com a natureza.

O Novo Urbanismo foi uma proposta que ganhou destaque nas discussões sobre formas de vida sustentável e conscientes. Assim, nossas necessidades serão atendidas enquanto a preservação dos recursos naturais será mantida.

Quais os benefícios de investir em caminhabilidade?

Como dissemos, os empreendimentos do futuro constroem espaços sustentáveis, espaços compartilhados e planejam grandes áreas que podem ser percorridas a pé. Veja abaixo outras vantagens de investir em walkability:

– Diminuição da emissão de carbono;
– Qualidade de vida e mais saúde;
– Estímulo aos transportes limpos;
– Bom fluxo do trânsito;
– Áreas de lazer e cultura;
– Moradias inteligentes;
– Preservação da paisagem natural;
– Cidade integrada.

Como apontado acima, a importância de investir em caminhabilidade e bairros planejados é criar ambientes centralizados com ótima infraestrutura e áreas verdes para que as pessoas possam ter qualidade de vida nos centros urbanos.

Entenda o objetivo de Walkability

O objetivo principal do conceito de caminhabilidade é criar uma cidade mais sustentável que prioriza o equilíbrio entre ambiente urbano e pessoas.

É a prática ideal para lidar com as necessidades humanas e questões ambientais que enfrentamos atualmente.

Desde a criação de bairros planejados até a melhora do transporte público, o walkability propõe qualidade de vida, redução do tempo no deslocamento e o aproveitamento dos espaços de cultura, lazer e convivência.

Sobre a relação entre cidades ou bairros planejados e caminhabilidade, temos o apontamento da ADIT Brasil que ressalta ser “importante que sejam previstas distâncias caminháveis não só na centralidade, mas entre a centralidade e os demais usos e produtos distribuídos pelo empreendimento.

Um dos melhores exemplos de reconfiguração consciente de uma área foi a mudança das ruas de Paris. Leia abaixo como aconteceu a transformação da cidade e como essa transformação pode ser aplicada no Brasil.

A visão da “cidade de 15 minutos”

Com surgimento em Paris, a proposta de “cidade de 15 minutos” chegou para trazer projetos que trabalham sustentabilidade, mobilidade e muito investimento em transporte público.

Resumidamente, a França realizou mudanças em suas principais ruas de Paris para projetar um parque linear que prioriza a convivência e locomoção sem automóvel.

Por conta disso, as ruas que viviam com grandes áreas de trânsito e engarrafamento passaram a ser espaços de lazer e rota para as pessoas que estavam indo trabalhar sem carro.

A mudança trouxe uma redução significativa de poluentes, melhora na qualidade do ar e outra experiência com o espaço urbano, já que melhorou o acesso a lazer, comércios e serviços pela cidade.

Bairros planejados: o conceito de Walkability na prática

A grande vantagem de investir em bairros planejados e caminhabilidade é a transformação de uma região ou cidade inteira.

Atualmente, a pauta sobre ESG e política sustentável já é uma obrigação das empresas de todos os setores. Por isso, investir em empreendimentos que defendem essas ideias é um investimento para o futuro da sociedade.

Considerando esse pensamento, podemos ver na prática como a demanda de bairros planejados aumentou no Brasil. Segundo o Manual de bairros planejados, um guia completo organizado pela ADIT Brasil:

“O conceito de bairro planejado prevê a diversidade de usos, funções, produtos, tipologias, pessoas, condições econômicas e sociais. O elemento mais importante do bairro planejado é a existência de uma centralidade aberta – aquele núcleo urbano mais adensado onde se predomina a mistura de usos, a caminhabilidade, a oferta de espaços cívicos e a qualidade dos espaços públicos.”

Ou seja, a nova visão sobre moradias e cidades contempla pessoas, meio ambiente, mobilidade e qualidade de vida.

Outro ponto importante é a questão econômica, seja para moradias de luxo ou moradias populares, os incentivos e investimentos público e privado são notáveis nas grandes cidades ou regiões metropolitanas ao redor do país.

Por exemplo, o projeto do Granja Marileusa em Uberlândia é um movimento de mudança e melhorias para a região. O centro de moradia e negócios tem espaço para trabalho e lazer com segurança e vasta área verde.

Granja Marileusa: bairro planejado com sustentabilidade e Walkability

Pensando sobre a nova forma de conviver e contribuir com o meio ambiente, o Granja Marileusa foi criado para oferecer caminhabilidade, moradia, conforto e tecnologia em um só lugar.

Desde o princípio, nosso bairro planejado levou em consideração a importância do urbanismo, a sustentabilidade e a mobilidade em sua estrutura.

Além disso, o Granja Marileusa é um bairro planejado, centro de negócios e um Distrito de Inovação em Uberlândia.

Aqui, você vivencia os principais benefícios de poder viver, trabalhar e compartilhar momentos de lazer com facilidade. Os grandes diferenciais do Granja Marileusa são:

Mobilidade

Combinando mobilidade interna e externa, o Granja Marileusa tem ruas estruturadas, acesso facilitado a transporte público e principais pontos da região. Além disso, o conceito de walkability também é percebido nas ciclovias planejadas e bicicletários do bairro.

Sustentabilidade

Um dos principais motivos para esse projeto urbanístico em Uberlândia foi a necessidade de praticar com eficiência os ideais da sustentabilidade.

Assim, é importante ressaltar nosso investimento em 390 mil metros de área verde, assim como na criação de praças públicas e espaços de convivência no projeto de bairro planejado que já é uma referência.

Integração urbana e vizinhança

Por último, o melhor bairro planejado de Uberlândia tem localização privilegiada na cidade, mantendo os moradores perto dos principais pontos. Você pode acessar parques, hospitais, aeroportos, centros comerciais ou culturais com facilidade.

Da mesma forma, a vizinhança também foi favorecida com a construção do Distrito de Inovação e o acesso pode ser feito por 4 grandes vias do município. A essência do walkability é algo que vai mudar a experiência de vida das pessoas nos centros urbanos ao redor do mundo.

Aproveite para conhecer como é o conceito de walkability que já está sendo praticado no Granja Marileusa. Acesse aqui para conhecer os diferenciais do bairro e oportunidades de investimentos.