5 motivos para investir em um bairro que oferece proximidade com a natureza
Pessoas e empresas sempre buscam estar em lugares que permitam viver com qualidade de vida e que contem com […]
Por Granja Marileusa
12 julho 2023 - 10:56
Depois de 12 anos da última publicação, o Censo populacional brasileiro foi atualizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Divulgado no dia 28 de junho, os números mostraram que o Brasil chegou à marca de 203.062.512 habitantes, uma população 6,45% maior que em 2010. O estado de Minas Gerais superou a marca de 20 milhões de habitantes, crescendo 4,8% de 2010 para 2022.
Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi a que mais cresceu no estado de Minas Gerais, 18,8%, chegando ao número 713.232. No ranking de população do IBGE, a cidade ocupa o segundo lugar no estado, 18º na região sudeste e 28º no País. O panorama geral do Censo pode ser acessado no site do IBGE.
O aumento da população significa também aumento de domicílios. O crescimento nacional referente a domicílios foi de 34,21% e em Uberlândia, 53,74%.
Daniel Nunes de Souza, coordenador de área do IBGE em Uberlândia, afirma que os dados atualizados serão referência para o poder público direcionar investimentos nas áreas de saúde, transporte, educação, transporte e mobilidade. E o setor privado, como o imobiliário, por exemplo, também deve usá-los como referência. O grande desafio tanto de um lado quanto de outro é o crescimento com qualidade.
Uberlândia tem 109 mil habitantes a mais do que em 2010. Os números do IBGE mostram que a cidade mineira tem 337 mil domicílios, 296 mil deles com moradores, com média de 2,62 moradores por residência.
“A cidade se expande. As pessoas precisam ter onde morar e o aumento acima da média nacional em números de domicílios mostra um mercado imobiliário aquecido”, comentou Daniel Nunes.
Dados da pesquisa “Comportamento do Consumidor e as Tendências para 2023”, divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontam que, na região Sudeste, 92% das pessoas que compraram imóveis em 2022 foram para residência própria. A mesma pesquisa aponta ainda que, entre os entrevistados também na região Sudeste, 67% dos entrevistados pretendem adquirir um imóvel para morar nos próximos 24 meses.
Para José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa, bairro planejado na zona leste de Uberlândia, tanto setor privado quanto público local devem avaliar com atenção os novos números do IBGE para que o crescimento seja acompanhado de qualidade de vida. O bairro anunciou recentemente investimentos na ordem de R$ 400 milhões em sua nova fase de expansão, que terão 6 novos loteamentos e mais de 1800 lotes comerciais e residenciais.
“O resultado do Censo de 2022 traz um horizonte otimista para quem trabalha com o setor imobiliário no que se refere ao crescimento referente a domicílios no Brasil e o nosso desafio é entregar um urbanismo feito para acompanhar o estilo de vida das pessoas”, disse o executivo.
Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis, vice-presidente de Relações Trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP) afirma que Uberlândia tem o que ele chama de um “tripé valioso”.
“Temos aqui empresas da construção civil altamente empreendedoras e competitivas, agentes financeiros capazes de atender e absorver os financiamentos necessários para o empreendimento frutificar e compradores para os produtos lançados”.
Pessoas e empresas sempre buscam estar em lugares que permitam viver com qualidade de vida e que contem com […]
Cada vez mais presente no radar das empresas de diversos segmentos, o tema ESG (do inglês Environmental, Social and […]
O termo ESG, mesmo que você não seja da área de negócios, provavelmente já deve ter visto iniciativas que atrelam […]