Conheça Agora os 5 Princípios Fundamentais de um Bairro Planejado

Por Granja Marileusa

19 dezembro 2022 - 11:30 | Atualizado em 22 junho 2023 - 20:37


princípios de um bairro planejado

 

O setor imobiliário é uma das áreas que está em constante evolução e inovação. E uma das iniciativas desse segmento que mais vem se destacando ao longo das últimas décadas é a implementação de bairros planejados nos mais diversos lugares ao redor do mundo.

 No Brasil, já temos alguns exemplos notáveis que se destacam nesse cenário, como o Granja Marileusa, o primeiro bairro planejado da cidade de Uberlândia.

Se deseja conhecer mais sobre o assunto, esse conteúdo é para você! 

Neste artigo, vamos te apresentar os 5 princípios fundamentais de um bairro planejado, além de falar mais sobre o conceito dessas inovações, os benefícios que oferecem e te ilustrar as vantagens com exemplos práticos de como é viver nesses locais.

 

granja marileusa

(Créditos da Imagem: Granja Marileusa)

O que é um bairro planejado?

O nome já é bem intuitivo quando falamos de bairros planejados, que se trata justamente de regiões nas quais a infraestrutura da urbanização é feita com um objetivo e propósitos bem definidos, sendo planejados por meio de projetos urbanísticos para se adequar ao perfil dos moradores que buscam atrair.

Assim, todos os detalhes de um bairro planejado são muito bem pensados para que ele cumpra com os seus objetivos, desde as ruas, os espaços destinados ao comércio, as áreas residenciais horizontais e verticais, as áreas para comum acesso e todas as outras funcionalidades que essas regiões podem abranger, como parques e ciclofaixas.

Para ilustrar melhor, podemos destacar o exemplo do nosso Granja Marileusa, com um projeto urbanístico pensado, desde o seu início, para vincular a convivência entre os moradores com tecnologia de ponta e em uma localização privilegiada.

 

Como surgiu a ideia dos bairros planejados?

Os bairros planejados já existem há mais tempo do que se pode imaginar, a princípio. O conceito começou na década de 1990, nos Estados Unidos. Na época, as prioridades eram outras, mas ainda assim, foi ali que a ideia de fazer projetos urbanísticos voltados para a criação de bairros demarcou seu início.

A necessidade surgiu por conta de como a urbanização das cidades estavam se dando, já que estas aconteciam de forma desenfreada e, a longo prazo, acabavam resultando em áreas bagunçadas e ineficazes em seu funcionamento.

Os primeiros bairros planejados se baseiam em princípios muito simples, prezando por três pilares fundamentais:

    – Qualidade de vida;

    – Eficiência;

    – Sustentabilidade.

É claro que, atualmente, esses fatores continuam sendo alguns dos mais relevantes para os mecanismos de planejamento, mas outros princípios mais complexos aos poucos começaram a ser integrados nessa base.

 

Quais os benefícios de um bairro planejado?

Os bairros planejados são uma tendência e, cada vez mais, a sociedade está valorizando projetos que se encaixem bem com os padrões do futuro e com o conceito de novo urbanismo. Assim, o mercado imobiliário brasileiro já percebeu que essa ideia é certeira para valorizar os espaços e seus entornos.

Dentre os benefícios que se destacam quando falamos dessas inovações, podemos destacar pontos primordiais que são prezados na elaboração de seus projetos, como a infraestrutura, a segurança e a acessibilidade. A partir do planejamento urbanístico dos bairros planejados, esses princípios sempre se mostram como prioridade.

Além disso, a eficiência também merece destaque. Como os projetos sempre são previamente elaborados e estudados, é garantido que sua funcionalidade será percebida e posteriormente usufruída por seus moradores.

Esse conceito também é muito valorizado para aqueles que buscam investir nos bairros planejados. Pesquisas apontam que a valorização dessas áreas é muito grande, e não à toa, os bairros planejados são apontados como uma das maiores tendências para o setor imobiliário em 2022 e anos subsequentes.

 

granja marileusa

(Créditos da Imagem: Granja Marileusa)

Conheça os 5 princípios de um bairro planejado!

Agora que já tivemos uma boa perspectiva geral do conceito de barros planejados, como eles surgiram e seus principais benefícios, é hora de conhecer os 5 princípios de um bairro planejado.

Como nos comprometemos em deixar as coisas claras para que você possa compreender melhor, vamos usar o próprio Granja Marileusa para exemplos, e assim, você poderá entender como cada um desses princípios se aplicam na prática!

1. Inserção e integração urbana

Quando falamos do princípio de inserção e integração urbana, estamos falando, basicamente, da localização do bairro planejado. 

Como estas áreas precisam ser funcionais, uma das prioridades é que elas possibilitem que seus moradores estejam próximos de locais importantes para a rotina.

Assim, um bom bairro planejado vai se localizar numa região onde haja um acesso efetivo a estabelecimentos como aeroportos, universidades, hospitais, parques e outros pontos usuais para qualquer cidadão.

Trazendo o Granja Marileusa para o foco, temos um ótimo exemplo de inserção e integração urbana. O bairro fica próximo e a menos de 10 minutos de setores fundamentais, como aeroporto, universidades, hospital, teatro e shopping. 

Dessa forma, os moradores contam com acesso rápido e fácil para frequentar esses pontos importantes.

2. Entorno e vizinhança

Um bom bairro planejado precisa se mostrar aberto e ser fácil de fazer conexões a regiões vizinhas. Esse é um princípio urbanístico que também se envolve com a localização do projeto, que precisa ser implementado num local onde a mobilidade para áreas próximas seja possível e facilitada.

De nada adianta o bairro contar com um ótimo planejamento interno, mas ter um acesso tão difícil que o torna praticamente remoto à cidade, não é? Assim, prezar para que o entrar e sair da área possa ser feito com primazia, é um importante passo para um bairro planejado. O Granja Marileusa, por sua vez, tem acesso por 4 principais vias de Uberlândia e é rota de importantes acessos para a mobilidade de quem vive, trabalha ou passa por aqui.

3. Mobilidade

Além do acesso a regiões vizinhas precisar ser facilitado, também é importante que a mobilidade interna do bairro seja funcional. Dessa forma, é necessário prover utilidades para que os moradores consigam transitar pela região sem qualquer problema.

Isso engloba desde ruas bem estruturadas, até a implantação de um transporte público efetivo e que chegue a todas as conexões com os principais terminais de ônibus da região. O incentivo à sustentabilidade também é algo a ser levado em conta, já que as ciclovias também precisam se fazer presentes para a mobilidade ser completa.

No Granja Marileusa, além da disponibilidade de um transporte público de qualidade, há ciclovias planejadas e bicicletários acessíveis para moradores, trabalhadores e visitantes do bairro.

4. Walkability

Não é apenas a mobilidade por meio de automóveis que deve ser considerada em um bairro planejado, já que é igualmente importante que o transitar feito a pé também possa ser possível e incentivado. 

Com isso, é importante certificar-se de que o acesso às áreas importantes da região possa ser feito em poucos minutos de caminhada.

A qualidade de vida dos moradores é muito aprimorada quando eles estão numa região onde podem sair de casa e, em até 15 minutos a pé, conseguem ter acesso a trabalho, lazer, universidades, restaurantes e outros serviços que se integram na nossa rotina, tudo isso feito com acessibilidade e segurança.

Com calçadas bem estruturadas e mais de 44 câmeras ativas 24 horas por todo o bairro, em cada esquina, o Granja Marileusa também é um ótimo exemplo para o princípio do walkability em bairros planejados.

5. Sustentabilidade

Como já falamos algumas vezes ao longo deste conteúdo, a sustentabilidade é outro princípio muito valorizado quando falamos de bairros planejamos. Com isso, é ressaltada a importância do investimento em parques e áreas verdes, além da implementação de praças públicas para convivência.

Tudo isso se torna ainda mais relevante quando falamos do crescente cuidado com o meio ambiente que está ocorrendo nos últimos anos. Em estudo divulgado pela IBM, foi mostrado que cada vez mais o público se mostra preocupado com a sustentabilidade na hora de consumir, e isso precisa ser espelhado no setor urbano e imobiliário.

Para este último princípio urbanístico, o Granja Marileusa também se mostra como referência. O primeiro bairro planejado de Uberlândia conta com uma vasta reserva natural preservada, além de um total de 390 mil metros quadrados totais de área verde.

 

granja marileusa

(Créditos da Imagem: Granja Marileusa)

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o Manual de Bairros Planejados!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a conhecer e entender um pouco mais sobre os bairros planejados.

O Granja Marileusa é um ótimo exemplo de comunidade planejada para as pessoas, sendo uma referência nacional tão forte no assunto que chegou a ser citado no Manual de Bairros Planejados, desenvolvido pela ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico) do Brasil.

Este material, inclusive, é um importante guia para os conceitos, diretrizes e boas práticas sobre as construções de regiões pensadas para pessoas. Coletando a colaboração de diversos urbanistas e master developers, é um relevante manual para desenvolvedores brasileiros.

Quer saber o melhor de tudo? Você pode ter acesso gratuito a esse material! Não perca a oportunidade de conferir tudo o que ele tem a oferecer. Clique aqui para baixar o e-book do Manual de Bairros Planejados!