Tendências do Mercado Imobiliário para ficar de olho em 2023

Por Granja Marileusa

25 janeiro 2023 - 16:05 | Atualizado em 22 junho 2023 - 20:36


tendências mercado imobiliário

 

O ano de 2023 tem abertura para investimentos no mercado imobiliário, mas será preciso ter uma boa estratégia para conquistar o melhor espaço e conseguir realizar bons negócios. O setor se manterá aquecido por conta da procura por financiamentos dos últimos anos, e pelos novos espaços de moradia que oferecem soluções para a rotina, combinando conforto e trabalho, como você verá ao longo deste artigo.

Além disso, é um período que apresenta uma mudança de hábitos de consumo e um novo modelo de consumidor mais exigente e consciente do tipo de imóvel que procura.

Assim, o primeiro passo para conseguir entender como será o mercado imobiliário em 2023 é conhecer os investimentos, principais tendências e tecnologias que estão sendo procuradas no setor.

A maior atenção está nas transições de governo e nas propostas econômicas que serão adotadas. No entanto, é notável que a oferta de imóveis continuará para diferentes públicos, buscando atender as exigências do mercado. Para te ajudar a planejar, conheça aqui as novidades de 2023 para imóveis e para o Granja Marileusa. Aproveite a leitura!

 

mercado imobiliário

Fonte: Freepik (Família movendo e usando caixas | Foto Grátis)

 

O que esperar para 2023 no Mercado Imobiliário?

O novo ano marca a continuidade dos investimentos após o controle da pandemia do novo coronavírus, demonstrando que as pessoas estão buscando imóveis confiáveis para comprar ou alugar

Mas, é preciso atenção e cuidado para escolher, pois o momento apresenta oscilações nos juros e na taxa Selic, além de uma readaptação da economia que tem previsão de crescimento menor.

Assim, as construtoras vão conseguir reorganizar o foco no atual cenário político-econômico para continuar atendendo os consumidores de diferentes rendas, por causa da expectativa de recuperação da economia.

E os imóveis de alto padrão seguem como uma ótima opção de moradia, portanto, é o momento para buscar no mercado imobiliário bairros planejados como o Granja Marileusa, que combina segurança, comodidade e ambientes voltados para as pessoas.

Do mesmo modo, há uma expectativa de retomada dos incentivos e programas de moradia de baixa renda para atender a demanda de habitação popular do mercado.

Contudo, mesmo assim é importante lembrar que o mercado imobiliário é feito de ciclos, e que 2023 é um bom momento para pesquisar os novos modelos de moradia, entender as vantagens de bairros planejados e as tecnologias que podem fazer a diferença no seu lar.

O atual pensamento sobre imóveis concilia infraestrutura, planejamento e conforto como os principais desejos dos consumidores. Confira abaixo mais algumas tendências do mercado imobiliário para 2023.

 

6 tendências do mercado imobiliário em 2023

2023 é o ano para conquistar o tão sonhado imóvel, você só precisa estar antenado e saber o que procurar na hora de escolher para onde irá o seu investimento.  

Veja abaixo as novidades que estão movimentando o setor de imóveis em 2023 e confira o que não pode faltar na sua busca pelo novo lar:

– Consumidor 4.0

– Coworking

– Sistemas modernos

– Facilidades e tecnologia nas casas

– ESG e sustentabilidade

– Bairros planejados

 

1. Consumidor 4.0

O conceito de consumidor 4.0 oferece a visão de uma pessoa que pesquisa, compara e que tem acesso a informação. Muitos, inclusive, preferem a comunicação online para agilizar os processos e negociações. 

Assim, é um cliente que exige diferenciais e infraestrutura para fazer um investimento no mercado imobiliário. É importante identificar quais são as prioridades, como: segurança para a família, conforto, praticidade e proximidade do trabalho.

Em 2023, o cliente quer suporte antes e após a compra para conseguir solucionar quaisquer problemas de sua rotina. Por isso, é essencial encontrar investimentos que tenham um bom relacionamento com o consumidor.

 

2. Coworking

Coworking é o modelo de casa que une a vida no lar e o espaço de trabalho. Por conta da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente ou no modelo híbrido, e precisam de ambientes que mantenham a produtividade das tarefas. 

De acordo com a pesquisa do DataZap, uma importante base de dados do setor imobiliário, “para 55% dos brasileiros, ter um espaço para home office na residência se tornou um aspecto imprescindível para quem passou a trabalhar de casa na pandemia.”

Portanto, os novos empreendimentos devem atender a uma necessidade de conforto, produtividade e praticidade.

 

mercado imobiliário

Fonte: Freepik (Foto aproximada de uma pessoa pensando em comprar ou vender uma casa)

 

3. Sistemas modernos

Outra mudança que continuará no mercado imobiliário em 2023 é o uso de tecnologia no atendimento e gestão, facilitando o relacionamento com o cliente e o armazenamento de informações das empresas do setor. 

A comunicação e transparência nas negociações são maiores com o compartilhamento de informação por meio digital.

As empresas podem explorar ferramentas e novas funcionalidades em 2023, tais como: 

– CRM com ações estratégicas; 

– Big Data no planejamento de vendas; 

– Aplicativos de gerenciamento; 

– Realidade virtual para as visitas; 

– e contratos digitais e seguros.

 

4. Facilidades e tecnologia nas casas

Em 2023, as pessoas também já valorizam as ferramentas tecnológicas que podem facilitar a rotina da casa e trazer mais segurança

Por isso, o mercado imobiliário vai ofertar mais espaços que combinem tecnologia, segurança, conforto e facilidades. A ferramenta mais popular é o sistema de monitoramento de vídeo e controle de acesso aos condomínios.

Além disso, as pessoas também estão pensando em aparelhos e ferramentas que possam ser controladas via celular e assistentes pessoais por voz, facilitando a organização e a rotina.

 

5. ESG e sustentabilidade

A agenda ESG está começando a ser adotada no Brasil, principalmente, para oferecer imóveis que respeitam o meio ambiente.

ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance” (em português, Ambiental, Social e Governança). Em resumo, são práticas sustentáveis e de preservação ambiental, econômica e social que devem ser realizadas por empresas.

A questão começou a ser discutida pela ONU em 2004 e, até hoje, defende a sustentabilidade em todos os setores econômicos.

É a proposta de repensar os valores, missão e estratégia das empresas. Assim, serão criados espaços que preservam o meio ambiente, por meio do consumo responsável, energia limpa, bem-estar e educação a favor do desenvolvimento sustentável.

 

6. Bairros planejados

O conceito de bairro planejado se popularizou nos últimos anos e é um dos maiores desejos dos consumidores. É a ideia de morar em um local perto de pontos comerciais e áreas de lazer sem perder a tranquilidade da residência.

Segundo a DataZap+, mais de 80% das pessoas afirmam que a proximidade de supermercados, padarias e açougues influencia na hora da locação ou compra. Já 55% preferem estar em espaços com vias de acesso, avenidas e ruas que facilitem a locomoção diária.

 

Granja Marileusa: bairro planejado, tecnologia e inovação

O Granja Marileusa foi pensado para atender o consumidor 4.0 e os novos modelos de moradia em Uberlândia.

Assim, é um espaço de fácil acesso perfeito para morar, trabalhar e aproveitar cada minuto de descanso e lazer. É um bairro completo, onde você encontra:

– Infraestrutura diferenciada com acesso rápido a tudo.

– Conveniência e conforto com gastronomia, lazer e cultura.

– Sustentabilidade com praças, parques e áreas verdes por todos os lados.

– Segurança e monitoramento 24 horas.

– Negócios e inovação dentro de um polo tecnológico.

– Convivência por meio de uma Associação de Moradores e Empresas.

Ele combina diferentes espaços, seguindo o conceito de Novo Urbanismo, para que as pessoas possam viver além da própria casa, tendo acesso a um distrito de inovação, espaços comerciais, ambientes acadêmicos e locais para realização de eventos.

 

O Granja Marileusa tem os empreendimentos para quem quer conforto e inovação no mercado imobiliário.

Confira aqui os principais diferenciais do Granja Marileusa e os modelos de investimento