Blog

Banner Blog Granja Marileusa

Como a inovação nas universidades pode ajudar sua empresa

Granja Marileusa

Inovar é essencial para as empresas de tecnologia sobreviverem. Uma das formas de estar à frente da concorrência e desenvolver seus produtos/serviços é contar com o trabalho de inovação nas universidades, que são referência em pesquisa e desenvolvimento.

A pesquisa feita nas universidades é importante para a sociedade, já que produz conhecimentos importantes para resolver diversas questões. Não poderia ser diferente com o mundo dos negócios: as instituições de ensino podem ajudar muito no desenvolvimento tecnológico e criativo de empresas.

Confira como a inovação nas universidades pode ajudar a sua empresa e saiba como o trabalho delas pode ser a ajuda que o seu negócio precisava para inovar ainda mais!

Como é a inovação nas universidades

Pesquisas mostram que 95% da produção científica no Brasil vêm das universidades. São ambientes nos quais se busca conhecimento e, principalmente, se desenvolve tecnologias e soluções que atacam as principais dores de uma sociedade. Por exemplo:

  • Na Universidade Federal do Ceará, foi desenvolvido um curativo com pele de tilápia que pode ser usado na reconstrução da pele humana em casos de queimadura. Amostras desse curativo foram enviadas para a Nasa para testes na órbita da Terra! 
  • Um carro autônomo que viajou 74km entre o campus da Universidade Federal do Espírito Santo em Vitória, onde foi desenvolvido, até Guarapari, no mesmo estado, sendo o primeiro veículo autônomo brasileiro a trafegar em vias urbanas e rodovias sem intervenção humana.
  • Um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará estuda a sequência genética das salamandras que lhes permite regenerar membros perdidos ou danificados, abrindo caminho para que o mesmo seja feito em humanos.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inovação nas universidades está a todo o vapor e pode representar possibilidades de crescimento e ganho de conhecimento para todos, principalmente empresas do setor de tecnologia

Universidades e empresas ganham juntas

Um ótimo exemplo da parceria de valor que pode ser feita entre empresas e universidades é o caso do empreendedor Roberto Alcantara. Dentista, ele começou a criar artesanalmente produtos que facilitassem a sua atividade e aumentassem o conforto dos pacientes.

Ele viu que havia mercado para comercializar esses produtos, mas faltava tecnologia para fazê-los. Por meio de parcerias com instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFScar, de São Paulo) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Alcantara pode desenvolver a sua ideia, aprimorar seus produtos e, com isso, passar a faturar mais.

Algumas instituições também contam com Núcleos de Inovação Tecnológica que promovem encontros e eventos para fomentar parcerias entre pesquisadores das universidades e empresas, para que ambos se ajudem. 

Com esses acordos, empresas que não contam com equipamentos, tecnologia ou expertise suficientes para desenvolver seu negócio como gostariam fazem parcerias com universidades que querem ampliar suas pesquisa e desenvolver os estudantes. É uma relação ganha-ganha.

Exemplos de inovação com empresas

Cada vez mais o ambiente acadêmico está se relacionando com o meio empresarial, especialmente no que se refere ao campo tecnológico, tão importante nos dias atuais tanto para a universidade como para as empresas.

Recife (PE)

Recife é uma cidade com importantes centros de inovação, com empresas como Microsoft e IBM presentes em escritórios e locais de pesquisa. Isso é consequência, por exemplo, da criação do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco, desde os anos 70.

Porto Alegre (RS)

Outro exemplo é o Parque Tecnológico da PUC, o Tecnopuc, localizado em Porto Alegre (RS). O polo tecnológico tem 150 empresas como startups e parceiros nacionais e internacionais que vivem em um ecossistema de inovação.

São José dos Campos (SP)

Mais um exemplo de parceria bem sucedida entre universidades e empresas é o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, está próxima de grandes empresas do setor como Boeing, Airbus e Embraer.

Uberlândia (MG)

A cidade de Uberlândia também conta com as vantagens que a inovação nas universidades traz para empresas. A parceria entre Granja Marileusa e a UNIUBE (Universidade de Uberaba) trouxe um novo campus da instituição para o projeto urbanístico.

Todo o conhecimento produzido pelos alunos dos cursos de Engenharia e TI da UNIUBE está próximo das empresas do Granja Marileusa, reforçando o ecossistema de inovação do local e possibilitando a atuação conjunta entre startups e pesquisadores da instituição. Ou seja, uma via de mão dupla que proporciona a inovação tanto para as empresas quanto para a universidade.

Alunos da Uniube Campus Granja marileusa

Quer mais uma ajuda para inovar na sua empresa? Baixe gratuitamente o e-book O segredo do sucesso das grandes empresas de tecnologia agora mesmo!