Pirâmide da Mobilidade: os benefícios de se investir em sustentabilidade e qualidade de vida

Por Granja Marileusa

24 agosto 2023 - 10:55 | Atualizado em 24 agosto 2023 - 10:56


piramide da mobilidade

 

A mobilidade urbana é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, e o crescente fluxo de pessoas e veículos nas cidades tem gerado desafios significativos.

São exemplos desses desafios:

– Congestionamentos;

– Poluição;

– Acidentes de trânsito;

– e impactos negativos na qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, a busca por soluções sustentáveis e inteligentes para a mobilidade vem se destacando como ponto de grande atenção para a promoção da qualidade de vida.

Assim, promover uma mobilidade urbana que prioriza as pessoas e o meio ambiente, permite construir cidades mais habitáveis, saudáveis e vibrantes para as gerações atuais e futuras.

Este texto visa explorar a importância do planejamento urbano inteligente na criação de espaços mais humanizados. Vamos entender como as estratégias de mobilidade sustentável podem transformar as cidades, priorizando a segurança viária, a acessibilidade e a promoção da mobilidade ativa.

Quer saber tudo sobre o que é mobilidade urbana, sua importância e dicas de como implementá-la? Então, confira esse artigo até o final e boa leitura!

O que é mobilidade urbana?

O conceito de mobilidade urbana está relacionado ao deslocamento de pessoas e bens dentro de áreas urbanas, englobando os diferentes meios de transporte.

Trata-se de um tema crucial para o funcionamento eficiente das cidades e bairros, pois impacta diretamente a vida cotidiana dos cidadãos, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.

A mobilidade urbana envolve tanto os deslocamentos individuais quanto os coletivos, seja para trabalho, estudo, lazer ou outras atividades diárias. Dentre os principais modos de transporte utilizados nas áreas urbanas, temos:

– Veículos particulares: Carros, motocicletas e outros veículos de uso individual.

– Transporte público: Ônibus, metrô, trem e outros meios de transporte coletivos que atendem milhares de pessoas.

– Mobilidade ativa: Caminhar e andar de bicicleta, que são modos de deslocamento não motorizados.

– Transporte por aplicativos: Serviços de transporte oferecidos por empresas de aplicativos, como Uber e 99pop.

– Modos alternativos: Inclui formas de transporte como patinetes elétricos, bicicletas compartilhadas, entre outros.

A mobilidade urbana eficiente busca garantir que as pessoas tenham acesso fácil e seguro aos diversos locais da cidade, reduzindo congestionamentos, tempos de deslocamento e impactos ambientais negativos.

Além disso, promove a inclusão social ao permitir que pessoas de todas as classes sociais tenham acesso a oportunidades, serviços e lazer.

No entanto, a mobilidade urbana enfrenta desafios significativos em muitas cidades, como o crescimento desordenado, falta de infraestrutura adequada, poluição, acidentes de trânsito e congestionamentos.

Por conta disso, a promoção da mobilidade sustentável, que prioriza meios de transporte menos poluentes e mais eficientes, torna-se fundamental para o desenvolvimento de cidades mais resilientes e habitáveis.

O que é “Pirâmide da Mobilidade”?

A metáfora da Pirâmide da Mobilidade é uma analogia utilizada para representar visualmente os diferentes níveis de benefícios que podem ser alcançados ao investir em sustentabilidade e qualidade de vida na mobilidade urbana.

Assim como uma pirâmide é composta por camadas sobrepostas, cada uma mais estreita e representando uma parcela menor do todo, a Pirâmide da Mobilidade ilustra como esses investimentos podem gerar efeitos positivos em múltiplos aspectos da vida urbana.

Dessa forma, a Pirâmide da Mobilidade é uma forma visual e didática de demonstrar como os investimentos em mobilidade urbana sustentável podem gerar benefícios em cascata, abrangendo aspectos ambientais, sociais, econômicos e de saúde, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais equitativas, saudáveis e amigas do meio ambiente.

Essas camadas podem ser representadas da seguinte forma:

Camada da sustentabilidade

A base da pirâmide representa a sustentabilidade, que é o alicerce de uma mobilidade urbana mais responsável ecologicamente.

Para isso, deve-se investir em modos de transporte de baixo impacto ambiental, como o transporte público eficiente e o incentivo à mobilidade ativa (como caminhar e andar de bicicleta). Tais ações contribuem para a redução das emissões de carbono e melhoria da qualidade do ar nas cidades.

Camada da qualidade de vida

A segunda camada representa a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Ao promover modos de transporte mais sustentáveis, é possível reduzir o congestionamento do tráfego, diminuindo os níveis de estresse associados ao tempo de deslocamento e melhora da saúde mental e física da população.

Camada da mobilidade ativa

A terceira camada representa a mobilidade ativa, como caminhar e pedalar. Essa forma de locomoção não apenas beneficia a saúde dos indivíduos, mas também contribui para a integração social, criação de espaços urbanos mais amigáveis e a redução do uso de veículos motorizados, diminuindo a poluição sonora e do ar.

Camada do transporte público eficiente

A quarta camada destaca a importância de um sistema de transporte público eficiente.

Pois, ao oferecer opções de transporte coletivo de qualidade, acessíveis e confiáveis, as cidades podem reduzir a dependência do transporte individual, diminuir os congestionamentos e garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços essenciais da cidade.

Camada da inovação tecnológica

A última camada representa a inovação tecnológica aplicada à mobilidade urbana. Novas tecnologias, como veículos elétricos, sistemas de compartilhamento de transporte e soluções de mobilidade inteligente, podem desempenhar um papel importante na transformação dos sistemas de transporte urbano, tornando-os mais sustentáveis e eficientes.

E o que é o conceito de pirâmide invertida?

No conceito de pirâmide invertida, dentro do contexto da mobilidade urbana, o planejamento urbano prioriza os modos de transporte mais sustentáveis e eficientes, colocando-os na base da hierarquia de mobilidade.

Assim, a pirâmide invertida representa uma inversão de prioridades em relação ao modelo tradicional, no qual o transporte individual motorizado costuma ocupar a posição de destaque.

Na base da pirâmide invertida estão os modos de “mobilidade ativa“, como caminhar e andar de bicicleta. Essas formas de locomoção não motorizadas oferecem inúmeros benefícios, sendo ambientalmente sustentáveis, promotoras da saúde e acessíveis a todos.

O próximo nível é ocupado pelo “transporte público eficiente“, compreendendo ônibus, metrô, trens e outras opções coletivas. Esses meios de transporte têm a capacidade de transportar grandes volumes de pessoas, contribuindo para a redução de congestionamentos e emissões de poluentes.

No terceiro nível, encontram-se os “modos compartilhados“, que incluem caronas, carros compartilhados e serviços de transporte por aplicativos. Essas alternativas incentivam o compartilhamento de veículos, diminuindo a quantidade de automóveis nas vias urbanas e otimizando o uso do espaço.

Por fim, no topo da pirâmide invertida, estão os “veículos particulares motorizados“, como carros e motocicletas. Esses meios de transporte individual têm um maior impacto ambiental e ocupam mais espaço nas ruas, sendo considerados a opção menos desejável para uma cidade mais habitável e responsável ecologicamente.

Ao adotar a pirâmide invertida na mobilidade urbana, o planejamento das cidades é orientado para privilegiar e incentivar os modos de transporte mais sustentáveis, proporcionando maior acessibilidade e eficiência ao sistema.

Essa abordagem visa reduzir a dependência dos veículos particulares, melhorar a qualidade do ar, diminuir congestionamentos e criar um ambiente urbano mais saudável e agradável para os cidadãos.

Já existem cidades que adotam medidas sustentáveis bem-sucedidas?

Sim, existem alguns exemplos espalhados pelo Brasil. Aqui, vamos citar o Granja Marileusa, o primeiro bairro planejado de Uberlândia-MG.

No contexto de mobilidade urbana, o projeto da Granja Marileusa busca incorporar princípios de planejamento sustentável e inovador, priorizando a mobilidade ativa, o transporte público e soluções inteligentes de deslocamento.

Infraestrutura para mobilidade ativa: O empreendimento foi projetado com amplas calçadas e ciclovias que incentivam a mobilidade a pé e de bicicleta, tornando as caminhadas e pedaladas mais seguras e agradáveis.

Conectividade: O projeto busca promover a interconexão entre diferentes setores da cidade, permitindo que os moradores tenham acesso fácil e rápido a serviços, comércio e áreas de lazer sem a necessidade de utilizar veículos motorizados.

Transporte público: O Granja Marileusa prevê a implantação de um sistema de transporte público eficiente, com linhas de ônibus que atendem a região, incentivando o uso do transporte coletivo como alternativa ao transporte individual.

Planejamento urbano integrado: O projeto buscou integrar diferentes usos, como residências, comércios, escritórios e áreas verdes, em uma mesma área, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos e fragmentados.

Tecnologia e inovação: Granja Marileusa incorpora soluções tecnológicas para o monitoramento do trânsito, pontos de carregamento de carro elétrico, estacionamento para bikes e outras ferramentas inteligentes que contribuem para uma mobilidade mais eficiente.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre os investimentos e potenciais do bairro clicando aqui.