Granja Marileusa e Sebrae assinam parceria inédita para inovação com o projeto InnovaCity

Por Granja Marileusa

19 outubro 2023 - 17:47 | Atualizado em 23 outubro 2023 - 11:01


Junto à comunidade, Sebrae e Granja trabalharão em busca de soluções inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

 

innovacity

José Inácio Pereira, Diretor Superintendente do Granja Marileusa, ladeado por Marden Márcio Magalhães (e), Marcelo Souza e Silva e William Brito, do Sebrae, na assinatura do contrato. (Foto: Celso Ribeiro)

 

Empreendimentos que buscam a excelência não se acomodam nem mesmo diante dos melhores cenários. Há dez anos o bairro planejado Granja Marileusa tornou-se uma iniciativa inédita em Uberlândia e ajudou a transformar a Zona Leste da cidade. Agora, em parceria com o Sebrae, o bairro será objeto de pesquisa do projeto InnovaCity – Inovação e ESG para territórios. O contrato foi assinado nesta quinta-feira (19), com a presença de representantes do Granja, do Sebrae, Aciub, CDL, Fiemg, Prefeitura de Uberlândia e Câmara dos Vereadores da cidade.

O InnovaCity é o primeiro projeto do Sebrae no Brasil a atuar junto com um bairro planejado com o objetivo de identificar oportunidades para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, alinhados aos projetos desenvolvidos por especialistas em smart city em parceria com a comunidade. O bairro escolhido foi o Granja Marileusa. O estudo terá como referências as iniciativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no Brasil definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas – que são um apelo global para garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar entre outros objetivos, de saúde e bem-estar, inovação, energia limpa e acessível e crescimento econômico.

Durante os próximos meses especialistas do Sebrae estarão no bairro para fazer um raio x que possibilitará a transformação do território por meio da inovação, alinhado à sua identidade e às suas potencialidades. A primeira etapa do projeto, com reuniões internas, será realizada com o apoio de toda a comunidade e do entorno, com representantes do mercado imobiliário, de órgãos públicos e da Associação de Moradores e Empresas – AME.

José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa, comenta que após dez anos é preciso manter a inovação, que faz parte do DNA do bairro, e que iniciativas devem fazer parte do bairro de forma sistematizada, para trazer um conhecimento de fora para dentro e vice-versa, sempre com um objetivo que vai além das fronteiras do bairro, beneficiando toda a cidade.

“Esse ano, lançamos um novo Comitê de Inovação, que nos reaproximou do Sebrae e com esta parceria, abrimos as portas do bairro para potencializar ainda mais a nossa economia da inovação, gerando prosperidade econômica, sustentabilidade e bem- estar para quem mora, visita, trabalha ou investe no bairro. A expertise e a capilaridade do Sebrae vai agregar ainda mais à nossa comunidade ”, explicou o executivo.

Moradores, empreendedores, trabalhadores de empresas instaladas no bairro Granja Marileusa são parte fundamental na pesquisa que trará resultados referentes ao posicionamento do empreendimento no município e em comparativo com outros Distritos de Inovação que são referências mundiais.

O analista do Sebrae Minas, Eduardo Ramos, destaca que o InnovaCity é um programa pioneiro que potencializa o crescimento econômico do território. “Vamos desenvolver um trabalho na Granja Marileusa para que o bairro possa crescer de uma forma ainda mais integrada, inteligente e que contemple as necessidades de quem vive e empreende na região”, finaliza.

O resultado dessa pesquisa também servirá de referência para outros empreendimentos do Brasil e do mundo, por meio do conteúdo final que será compartilhado de forma gratuita no portal da Granja Marileusa Desenvolvedora.