Granja Marileusa promove ações em prol do meio ambiente com incentivo à logística reversa

Por Granja Marileusa

02 junho 2023 - 10:15 | Atualizado em 18 junho 2023 - 18:45


semana da sustentabilidade granja marileusa

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o bairro promove a ação de coleta de resíduo eletrônico com logística reversa, passeio no Parque bike, palestra com biólogo, exibição de documentário e ação solidária em prol da APA

Começa nesta quinta-feira (01/06) ações em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, que segue até segunda-feira (5). O Dia Mundial do Meio Ambiente, é celebrado em 5 de junho desde 1972 no mundo e desde 1981 no Brasil. É um momento para refletir um pouco mais sobre as ações em prol de um futuro sustentável.

O Granja Marileusa, primeiro bairro planejado de Uberlândia, está participando e preparou uma manhã com várias atrações no domingo (4) em três locais: Parque Bike, Espaço de Negócios e Villa Viseu.
“Convidamos o biólogo Bruno Michelloto, nosso consultor, para falar um pouco sobre conscientização, especialmente sobre a mata nativa do Cerrado, nosso bioma. Esperamos não só moradores e trabalhadores do Granja como visitantes de todas as regiões da cidade”, convida Edina Franco, Presidente da Associação de Moradores e Diretora do Granja Marileusa.

Entre as atrações está ainda a exibição do documentário “Sustentabilidade, desafio de todos”, promovido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Nessa produção, a autarquia mostra porque Uberlândia se destaca nacionalmente no saneamento básico, na coleta seletiva e na preservação dos recursos naturais com o programa Buriti de preservação de nascentes.

No domingo também será dado início à campanha AME de Logística Reversa em parceria com a CODEL – Coleta e descarte de eletrônicos. “Somos especializados em descarte adequado de lixo eletrônico, promovendo a coleta, desmonte, destinação de resíduos e reutilização de equipamentos, peças e componentes. Teremos pontos de coleta no bairro e também buscaremos na residência das pessoas os itens maiores como geladeiras e aparelhos de TV.”, disse Leonardo Brune, proprietário da CODEL.
Na ocasião, a AME, que é a Associação de Moradores e Empresas do Granja Marileusa, anunciará outras iniciativas referentes à reciclagem no bairro.

 

NÚMEROS

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, desde que o Dmae assumiu a coleta seletiva em Uberlândia, há seis anos, 22.277,18 toneladas de recicláveis já foram recolhidos até 2023 e reciclados 19.308,29 toneladas. Nos últimos dois anos, a cobertura do serviço foi ampliada de 46% para 85%.

Com uma média anual de recolhimento de 3.774 toneladas, perfazendo 312 toneladas por mês. Neste ano de 2023, o recolhimento mensal de recicláveis tem alcançado uma média de 341,8 toneladas. Neste mês o Dmae anunciou a ampliação da coleta para 100% da cidade, o número de bairros atendidos vai passar dos atuais 61 para 75.

Dados de 2019 apontam o Brasil como o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina. No mesmo ano, a cidade de Uberlândia recolhia 200kg deste tipo de lixo por dia na cidade.

 

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO 04/06

08h às 10h – Passeio guiado em família de Bicicleta – Palavra de conscientização com o biólogo Bruno Michelloto com destaque à preservação da mata nativa do Cerrado | Local: Parque Bike

10h – Abertura e lançamento Campanha AME de logística reversa com pontos de coleta para recolhimento dos resíduos eletrônicos em parceria com Codel (Coleta e Descarte de Eletrônicos) | Local: Espaço de Negócios

10h15 – Exibição do Documentário DMAE sobre resíduos, reciclagem, sustentabilidade | Local: Espaço de Negócios

10h30 – Apresentação Banda do Exército | Local: Espaço de Negócios

11h – Reexibição do Documentário DMAE | Local: Espaço de Negócios

12h – Encerramento

ENDEREÇOS
PARQUE BIKE: Av. Floriano Peixoto, 6453
ESPAÇO CIRANDA: Av. Floriano Peixoto, 5525
ESPAÇO DE NEGÓCIOS: Av. Floriano Peixoto, 5605
PARA AGENDAMENTO DE COLETA DE ITENS MAIORES – CODEL: 34-99672-3880