Ciência e tecnologia são aliadas da convivência no Granja Marileusa

Por Granja Marileusa

15 outubro 2021 - 10:44 | Atualizado em 17 dezembro 2021 - 10:56


Ciência e tecnologia são áreas indispensáveis quando pensamos em inovação. Isso porque as duas possibilitam a criação de inovações que permitem superar diversos desafios nos mais diferentes campos. Assim, quando falamos em cidades, bairros planejados são bons exemplos do uso de ciência e tecnologia para resolver problemas.

Foto do Espaço Eureka, coworking que coloca na prática a ciência e tecnologia no Granja Marileusa.

Isso porque há uma série de obstáculos que qualquer cidade deve enfrentar em setores como habitação, lazer e áreas comerciais. Por isso, soluções que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, permitir o crescimento sustentável de empreendimentos e utilizar recursos naturais de forma consciente são cada vez mais buscadas.

Tudo isso e muito mais está nos bairros planejados sustentáveis, que também podem formar um polo tecnológico atraente para empresas dos mais diferentes setores. Da mesma forma, essas áreas também são conhecidas como distritos de inovação e podem ser formados por:

  • Startups;
  • Empresas de pesquisa e desenvolvimento;
  • Escritórios;
  • Empreendimentos residenciais;
  • Shoppings, malls e comércios (restaurantes, supermercados, bares etc.);
  • Espaços de eventos;
  • Sedes de empresas dos mais diversos setores.

Abaixo, saiba mais sobre o uso de ciência e tecnologia em polos de tecnologia. Também, veja exemplos desses recursos no Granja Marileusa, primeiro distrito de inovação em Uberlândia, Minas Gerais.

Ciência e tecnologia nos bairros planejados

Os bairros planejados visam solucionar diversos problemas que são comuns ao crescimento das cidades. Isso é possível graças ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. Dessa forma, é possível ter eficiência na gestão de recursos naturais e promover qualidade de vida, segurança e outras inovações que trazem mais oportunidades para empresas e pessoas.

Entre alguns recursos de ciência e tecnologia utilizados, podemos citar:

  • Sistemas de energia que utilizam energia fotovoltaica;
  • Conectividade, com uso de recursos como a ultra banda larga;
  • Automações para maior eficiência na gestão de recursos;
  • Sistemas de monitoramento com câmeras;
  • Pontos de recarga para carros elétricos.

Tais benefícios podem ser encontrados em polos de tecnologia, distritos de inovação e bairros planejados como o Granja Marileusa.

Exemplos no Granja Marileusa

O Granja Marileusa conta com o Brain, ICT do Grupo Algar, que visa criar uma série de inovações disruptivas para empresas. Nesse sentido, as áreas de atuação do Brain também estão relacionadas com Internet das Coisas (IoT), Segurança Cibernética, Cloud Computing e SD-WAN, tecnologia para o controle e automação de redes.

Outro exemplo no bairro é o Innovatti Center, edifício corporativo que utilizará energia fotovoltaica em suas áreas comuns. Da mesma forma, o espaço oferecerá tomadas para carros elétricos, torneiras com fechamento automático e elevadores inteligentes, o que permite melhor gestão de recursos naturais.

Por falar em carros elétricos, por meio da Alsol Energia Renováveis, o Granja Marileusa conta com pontos de recarga desse tipo de veículo para atender ao projeto MoovAlsol. O projeto trouxe para o bairro o primeiro sistema do Brasil de recarga de carros que tem como fonte total a energia solar.

Foto da sede da empresa de energia renovável Alsol, no Granja Marileusa.

Sede da Alsol no Granja Marileusa.

Por fim, outra inovação tecnológica é o app AME Segurança, resultado da iniciativa da Associação de Moradores e Empresas do Granja Marileusa. Esse recurso aumenta a cobertura de segurança do bairro e utiliza automação e Inteligência Artificial (IA). Isto, para prevenir ou informar situações de acidentes de trânsito, princípios de incêndio e outras situações de perigo que podem acontecer no bairro.

Leia também: Sociedade 5.0: Granja Marileusa une segurança e IA no bairro

Benefícios de estar em um bairro planejado

Todos os recursos oferecidos no bairro planejado permitem que empresas, moradores e investidores possam aproveitar os benefícios advindos do uso de ciência e tecnologia. Abaixo, citamos alguns deles:

  • Realização de parcerias com outras empresas que estão ou querem vir para o polo de tecnologia;
  • Mais networking entre profissionais;
  • Contratação de mão de obra qualificada;
  • Integração de moradia, lazer, trabalho e comércio, oferecendo a infraestrutura que moradores e empresas necessitam;
  • Mais qualidade de vida para as pessoas e mais visibilidade e oportunidades de negócios para as empresas.

Todas essas vantagens estimulam a convivência entre quem mora, trabalha ou visita um polo de tecnologia. Por isso, aproveite todas as vantagens e, principalmente, as oportunidades de investir em um bairro planejado sustentável e tecnológico. Veja por que fazer um investimento no Granja Marileusa!