5 motivos para investir em um bairro que oferece proximidade com a natureza

Por Granja Marileusa

16 junho 2021 - 14:31


imagem com casas em um bairro planejado que oferece proximidade com a natureza

 

Pessoas e empresas sempre buscam estar em lugares que permitam viver com qualidade de vida e que contem com benefícios como infraestrutura eficiente, boa localização, segurança e, principalmente para negócios, retorno financeiro e por isso, estar em um bairro que oferece proximidade com a natureza é um grande diferencial tanto para moradores quanto para comércios e também investidores.

Porém, além de optar por uma localização próxima de áreas verdes, é fundamental escolher um bairro planejado, que tudo o que é necessário para proporcionar o melhor de uma cidade às pessoas e aos negócios que estão na região.

Leia também: Conheça as empresas que estão no Granja Marileusa

Aliar todas as vantagens dos bairros planejados com a proximidade com a natureza é perfeito para quem deseja investir, empreender ou mesmo morar em uma região que ofereça o melhor dos dois quesitos. Por isso, explicaremos mais sobre os motivos para investir em bairros planejados que contam com áreas verdes e proporcionam contato constante com a natureza.

O que são bairros planejados?

Os bairros planejados são localidades que são uma alternativa aos bairros comuns das cidades, que apresentam crescimento desordenado, falhas de infraestrutura e uma série de outros problemas que atrapalham empresas e pessoas.

Um bairro planejado é um empreendimento empresarial e residencial no qual empresas, moradias e outras estruturas são projetadas para tornar a vida das pessoas mais agradável, além de trazer bons retornos financeiros para as empresas,

Desde sua concepção, o bairro é criado para oferecer infraestrutura de qualidade e garantir acesso fácil e conforto aos moradores. Além disso, as regiões planejadas também possuem localização privilegiada, o que é um grande diferencial para facilitar o acesso a outros bairros e a mobilidade entre moradias e escritórios. Ao mesmo tempo, são bairros mais seguros, pois contam com sistemas de segurança reforçados e modernos.

Por fim, os bairros planejados são excelentes opções para quem está em busca de proximidade com a natureza, pois o meio ambiente e áreas arborizadas estão presentes desde o projeto do local. Essa vantagem está alinhada às tendências de estilo de vida mais sustentável e, também, ao crescente interesse em investimentos que tenham relação com a preservação ambiental.

Leia também: Por que os bairros planejados sustentáveis são o futuro

5 motivos para investir em um bairros que têm proximidade com a natureza

Benefícios para o corpo

Em geral, quando estamos em uma área arborizada, sentimos o ar mais puro, menos poluição visual e sonora e esse contato com a natureza faz bem para o nosso corpo. Como comprova uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo:

Pessoas que vivem em áreas arborizadas têm 7% menos chances de desenvolver hipertensão;

Quem mora perto de um parque tem 12,4% menos chances de ter pressão alta;

Quem está próximo de dois parques têm ainda menos risco de pressão alta (26% menos chances).

Quem mora em áreas mais arborizadas têm mais possibilidades de fazer exercícios, caminhar ao ar livre e realizar outras atividades que fazem bem para o coração, sistema respiratório e para o corpo como um todo. Por isso, é uma ótima razão para investir em um bairro planejado que não apenas tenha áreas verdes, mas também conte com espaços para a realização de atividades físicas.

Benefícios para a mente

Em tempos nos quais a saúde mental tem ganhado destaque, é importante preocupar-se com o efeito positivo que um bairro perto da natureza traz para a mente de quem está lá. Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, indicaram em um estudo que pessoas que vivem em locais com áreas verdes sentem um efeito positivo duradouro em sua saúde mental, até mais do que promoções de trabalho ou aumento de salários.

Além disso, estar perto da natureza faz bem para a memória, como exemplifica pesquisa da Universidade de Michigan. O levantamento mostra que grupos que têm contato com a natureza melhoram a sua memória em 20%.

Qualidade de vida e bem-estar

Ao mesmo tempo em que a proximidade com a natureza traz benefícios para o corpo e a mente de forma individual, esse contato com áreas verdes também melhora a qualidade de vida e a sensação de bem-estar de quem mora ou trabalha em um bairro planejado.

Afinal, os espaços verdes permitem a prática de atividades como medicação, passeios, piqueniques e até modalidades esportivas. Imagine passar um final de semana inteiro em meio à natureza, descansando de uma semana estressante no trabalho. Tudo isso ajuda a recarregar as baterias e voltar à rotina com muito mais energia.

Por outro lado, áreas verdes permitem a construção de laços de amizade e fortalece o relacionamento com outras pessoas e com familiares. Os bairros planejados contam com espaços de convivência justamente para facilitar as interações sociais e, dessa maneira, promover boas experiências para quem está lá.

Retorno comercial

Os bairros planejados também favorecem o crescimento de muitos negócios, pois trazem a possibilidade de construir uma clientela fiel e com poder aquisitivo para comprar produtos. 

Ao mesmo tempo, negócios relacionados ao meio ambiente também encontram um local propício para mostrar isso no bairro planejado, afinal os espaços verdes estão integrados a todo o bairro. Assim, uma série de segmentos pode se beneficiar da proximidade dos bairros planejados com a natureza.

Valorização do investimento em imóveis

A busca por imóveis que estejam em regiões arborizadas é constante e a tendência do setor imobiliário que veio para ficar. Isso porque tanto pessoas quanto empresas buscam por empreendimentos que estejam melhor integrados à natureza.

Nas cidades de forma geral, os imóveis nas regiões mais verdes ou próximos de parques e regiões arborizadas são mais valorizados do que aqueles que estão em localidades que não contam com esse benefício. O metro quadrado dessas regiões é mais alto. Por isso, quem investe em um bairro planejado tem mais possibilidades de aproveitar um bom retorno financeiro com a valorização de imóveis nesses locais privilegiados.

Exemplo de bairro que oferece proximidade com a natureza

Imagine um bairro planejado repleto de áreas arborizadas, com infraestrutura para lazer e convivência e que, ao mesmo tempo, ofereça localização privilegiada, mobilidade, infraestrutura e segurança, além de boas oportunidades de negócio e investimento para empresas.  Esse lugar existe: é o Granja Marileusa.

Localizado em Uberlândia/MG, o bairro planejado é o projeto urbanístico ideal para acolher moradores, visitantes e oferecer a melhor experiência para quem vive ou trabalha na região. Além disso, é um distrito de inovação perfeito para empresas, de grandes corporações às startups.

Por fim, conta com parques, praças, espaços de convivência e uma reserva natural de 100 mil metros quadrados, o que traz todos os benefícios de investir em um bairro que tenha proximidade com a natureza.

 

É possível estar em um bairro que oferece proximidade com a natureza sem deixar de lado os ganhos empresariais, Para aliar o melhor dos dois, veja como investir em sustentabilidade e valorizar seu imóvel!