Tendências Imobiliárias: saiba o que esperar em 2022

Por Granja Marileusa

18 janeiro 2022 - 16:19


imagem que mostra o bairro Granja Marileusa e traz tendências imobiliárias

Com a persistência dos efeitos da pandemia no Brasil e no mundo, o mercado de imóveis continua com a oferta de soluções que consideram o impacto desse período e que, principalmente, considerem as necessidades de consumo que surgiram desde então, o que influencia algumas das tendências imobiliárias para 2022.

Se em 2021 o desafio era transformar casas em refúgios confortáveis, sustentáveis e saudáveis ainda mais durante o isolamento social, neste ano essa ainda é uma vontade do público. Ao mesmo tempo, com a retomada gradual da economia, 2022 pode trazer boas oportunidades para investidores do ramo imobiliário.

Conheça as tendências imobiliárias para o ano e saiba como o Granja Marileusa continua alinhado aos principais conceitos que demonstram como os bairros planejados tecnológicos e sustentáveis são o futuro.

Tendências imobiliárias para 2022

Tendências tecnológicas

As tendências tecnológicas estão em toda a parte e não seria diferente no ramo imobiliário. Isso porque, com a pandemia, o acesso e a demanda por recursos digitais cresceu. Isso porque uma série de atividades agora é realizada à distância e com uso de internet, como o trabalho, estudos e o lazer. 

Além disso, a tecnologia contribui para melhorar aspectos de convivência e também segurança, por meio de aplicativos, centrais automatizadas, monitoramento em tempo real e outros recursos digitais que são cada vez mais buscados.

Por fim, a transformação digital acelerada pela pandemia também influencia nos recursos disponíveis para imobiliárias e corretores utilizarem. Vídeos 360º, QR Codes e realidade virtual e aumentada são algumas das inovações que podem ser usadas.

Personalização de apartamentos

O tempo maior em casa durante a pandemia evidenciou a necessidade de lares mais aconchegantes, com melhor divisão entre espaços para que o período dentro de casa se torne mais agradável. Apartamentos mais amplos ou com locais específicos para trabalho, por exemplo, estão em destaque no setor.

Outro aspecto importante além de apartamentos e escritórios é os diferenciais dos empreendimentos, que atendem aos interesses de quem deseja morar, trabalhar ou investir em um determinado local. Locais com terraço, pontos de recarga de carros elétricos e outros benefícios fazem a diferença em um bairro.

Bairros com infraestrutura de qualidade

Os bairros que ofereçam infraestrutura de qualidade também continuam como tendência em 2022. Nesse aspecto, fica difícil concorrer com os bairros planejados, que contam com recursos como:

Localização privilegiada para quem mora ou trabalha na região se deslocar com facilidade tanto dentro do bairro quanto entre regiões do entorno;

  • Infraestrutura com ciclovia, sinalização para pedestres e motoristas, de modo a trazer segurança e tranquilidade para todos e melhorar a mobilidade;
  • Áreas de lazer e convivência e espaços abertos que contribuem para evitar aglomerações e aumentar a qualidade de vida;
  • Estabelecimentos comerciais com todo o necessário para atender as necessidades de quem vive ou trabalha no bairro planejado;
  • Oportunidades de negócios para empresas que desejam atuar no bairro ou investir em imóveis.

Novos consumidores e investidores

Em 2020, as tendências de consumo que surgiram na pandemia e tendem a continuar após esse período devem ser observadas com atenção. Isso porque o público está cada vez mais digital, preocupado com a qualidade de sua experiência com marcas e também com sua saúde e bem-estar.

Por isso, o ramo imobiliário deve compreender quais os ativos que atendem à demanda de um público exigente. Além dos recursos tecnológicos que ajudam nas interações com as pessoas, é importante, no setor de imóveis, oferecer opções que dialoguem com as novas necessidades do público.

Quem investe em imóveis também está mais atento a aspectos que ganharam força nos últimos anos e durante a pandemia. A Agenda ESG é uma realidade do mercado e já dita o destino de alguns investimentos no Brasil e no mundo.

Sustentabilidade 

A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente e proximidade com a natureza continuam como forte tendência imobiliária para este ano, com a crescente preocupação com a preservação do planeta e gestão eficiente de recursos, o que permite estar em bairros cada vez mais verdes e preservados.

Ao mesmo tempo, viver e trabalhar em áreas verdes traz mais qualidade de vida, contribui para melhorar a convivência entre as pessoas e traz uma série de benefícios para o corpo e a mente, sem falar que isso tende a valorizar empreendimentos nessas áreas.

Leia também: Como investir em sustentabilidade e valorizar seu imóvel?

 

 

Fique por dentro de todas as tendências imobiliárias e tecnológicas desse ano e acompanhe o Granja Marileusa no Facebook e Instagram.